O novo caça supersônico da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do aeroporto de Navegantes nesta segunda-feira (16) rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. O F-39 Gripen, de matrícula 4110, foi produzido na Suécia e passa a incorporar oficialmente a frota verde-amarela. O trajeto, cerca de mil quilômetros, foi percorrido em 1h20min, com pouso registrado às 12h40min.

Continua depois da publicidade

O caça chegou ao porto de Navegantes na quinta-feira (12), vindo de Norrköping, e, na madrugada seguinte, foi levado por carretas especiais até o aeroporto, onde passou pelos procedimentos finais antes do voo. Os trabalhos envolveram a instalação do assento ejetável, do kit de sobrevivência, além de abastecimento e uma série de verificações técnicas e operacionais nos sistemas da aeronave.

A aeronave é capaz de atingir 2,4 mil km/h, equivalente a duas vezes a velocidade do som, e pode voar acima de 16 mil metros de altitude. O Gripen é um caça supersônico de última geração, que reúne alta tecnologia, sistemas de combate avançados e grande capacidade operacional. Este é o décimo caça entregue à FAB (veja abaixo o vídeo da decolagem).

Continua depois da publicidade

Leia mais

Fotos antigas relembram máquina produzida em SC que ganhou a casa das vovós no Brasil

Catarinense esposa de Roberto Justus mostra apê decorado do casal em Itapema; FOTOS