Um caminhão sem freios que circulava pela BR-376 precisou acessar a área de escape e quase perdeu a entrada do local. Por isso, o motorista chegou a ficar somente com metade do veículo no dispositivo. A ocorrência foi registrada na tarde de quinta-feira (29), no trecho do Km 667, em Guaratuba.
Continua depois da publicidade
O local por onde o caminhão passava é conhecido como Serra do Mar e é uma descida. Por isso, estão instaladas duas áreas de escape na região, uma no Km 667 e outra no 671.
Como são as áreas de escape da BR-376
Durante a ocorrência, a câmera de segurança flagrou quando o caminhão trafegava na pista da esquerda, quase perdeu a entrada da área de escape e apenas metade do veículo ficou sobre o dispositivo.
Segundo a Arteris Litoral Sul, apesar da falta de freios, o veículo transitava em baixa velocidade e acessou a área de escape a 30 km/h.
Continua depois da publicidade
Desde a instalação das áreas, que teve início em 2011, até meados de maio deste ano, já foram 1134 vidas salvas, em 676 utilizações. Somente neste ano, foram 37 entradas e 43 vidas salvas.
Veja o vídeo da entrada
As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias, principalmente em trechos com declives, como serras. Os dispositivos são projetados nas margens das rodovias, com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo até o dispositivo: uma caixa de concreto com profundidade variável e preenchida com argila expandida.
O material absorve o impacto e reduz a velocidade do veículo até a parada em segurança. A ferramenta costuma ser usada quando um caminhão tem perda de freios, por exemplo. Na BR-376, há duas áreas de escapes, nos quilômetros 667 e 671.
Leia também
Quem é o jovem motociclista que morreu ao bater a cabeça em Jaraguá do Sul
Vídeo flagra detento “passeando” em rua após fugir de presídio em Canoinhas
DNIT prepara contratação de projetos para contornos em três cidades de SC





