Uma ação rápida da Polícia Militar com a colaboração da empresa responsável pela coleta de lixo de Blumenau levou três funcionários à prisão nesta semana. Os coletores de lixo furtaram duas bicicletas no Centro e, com o apoio do motorista, levaram os itens dentro do caminhão até a casa de um deles. Os autores do delito só foram descobertos porque a PM conseguiu constatar o trajeto feito por eles pelas câmeras de segurança espalhadas pelo município.

Continua depois da publicidade

O episódio foi na noite de terça-feira (15). Segundo a PM, dois homens deixaram as bicicletas com cadeado em frente a um prédio no Centro e foram à academia. Quando voltaram, as bikes já não estavam no local. A dupla acionou a polícia, que analisou as imagens da região através da central que reúne as gravações das câmeras existentes na cidade.

Veja fotos

Foi assim e em conversa com a Racli que as autoridades descobriram que os dois coletores furtaram os veículos, colocaram as bicicletas dentro do compartimento onde vão os sacos de lixo e, desviando a rota prevista, deixaram os objetos na residência de um dos trabalhadores.

No dia seguinte, os dois funcionários foram abordados no Centro utilizando as bicicletas. Eles e o motorista do caminhão foram levados à delegacia para registro da ocorrência. Um deles foi liberado com uso de tornozeleira eletrônica e os outros dois tiveram liberdade provisória concedida pela Justiça. As duas vítimas receberam os bens de volta.

Continua depois da publicidade

Até a publicação deste texto a Racli não havia detalhado qual medida adotou com os três funcionários, mas reforçou em nota que o caso foi isolado e não corresponde aos valores da empresa. Leia na íntegra:

“A Racli Limpeza Urbana informa que repudia veementemente qualquer conduta que vá contra a lei, a ética e os princípios que norteiam nossas atividades. Assim que tomamos conhecimento do ocorrido, iniciamos imediatamente um processo interno de apuração e, conforme os fatos foram confirmados e os envolvidos identificados, foram tomadas as medidas cabíveis”.

“Ressaltamos que este ato isolado não representa os valores da nossa empresa, nem o compromisso diário de centenas de colaboradores que atuam com responsabilidade e respeito à população. Reiteramos nossa total colaboração com as autoridades policiais e reforçamos nosso compromisso com a integridade, a transparência e a segurança em todas as operações”.

Leia mais

Ponte Santa Catarina, na região Norte de Blumenau, será interditada; veja dias e horários