A Ponte Santa Catarina, que liga as ruas Dois de Setembro e Engenheiro Udo Deeke, na região Norte de Blumenau, vai precisar ser interditada no fim de semana. A estrutura passa por obras de reforma e ampliação e, segundo a prefeitura, será necessário interromper o fluxo de veículos nos dois sentidos para o lançamento de vigas. Os motoristas devem usar rotas alternativas, assim como os ônibus.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura, está previsto o lançamento de nove vigas sobre os pilares de sustentação da ponte (fotos abaixo). Para isso, serão utilizados quatro guindastes, além de caminhões e carretas. Por segurança, a ponte estará totalmente interditada no sábado (19) e domingo (20), sempre das 6h às 19h. Por questões de segurança, a energia elétrica também será desligada na região (consulte aqui).

As ruas 5 de Outubro e 30 de Agosto, que ficam abaixo da ponte, serão bloqueadas a partir de sábado por tempo indeterminado para fazer a proteção das vigas.

Os motoristas que trafegam pela região podem usar como rota alternativa a Via Expressa ou então a Rua 1º de Janeiro. Para quem vem do Salto do Norte, outra opção é seguir em direção à Rua Pomerode até a Ponte Salto e, posteriormente, até a Rua Bahia. 

Mudanças no Transporte Coletivo

Linha 10: Sentido Aterro/Fonte /Garcia:
“T. Aterro, Rua Marechal Rondon, Rua Pomerode, Ponte do Salto, Rua Bahia, Rua Eng. Paul Werner, a partir deste ponto segue itinerário normal”.

Continua depois da publicidade

Linha 10: Sentido Garcia/Fonte/Aterro:
“A partir da Rua São Paulo, segue pela Rua Bahia, Ponte do Salto, Rua Pomerode, Rua Marechal Rondon, T. Aterro.”

Linha 11: Sentido Aterro/Fonte:
“T. Aterro, Rua Marechal Rondon, Rua Pomerode, Ponte do Salto, Rua Bahia, Rua Eng. Paul Werner, Rua Henrique Clasen, Rua São Paulo, Rua Santa Catarina, Rua 2 de Setembro, a partir deste ponto segue itinerário normal”.

Linha 11: Sentido Fonte/Aterro:
“A partir da Rua 2 de Setembro, segue pela Rua 4 de Fevereiro, Rua Paris, Rua 25 de Julho, Rua 2 de Setembro, Rua Santa Catarina, Rua Erich Steinbach, Rua Bahia, Ponte do Salto, Rua Pomerode, Rua Marechal Rondon, T. Aterro.”

Linha 70: Sentido Aterro/Proeb:
“T. Aterro, Rua Marechal Rondon, Rua Pomerode, “Ponte Salto”, Rua Bahia, Rua Eng. Paul Werner…a partir deste ponto, segue seu itinerário normal.

Linha 70: Sentido Proeb/Aterro:
A partir da Rua São Paulo, segue pela Rua Bahia, “Ponte Salto”, Rua Pomerode, Rua Marechal Rondon, Terminal Aterro. 

Continua depois da publicidade

Linha 300: Sentido Aterro/Fortaleza:
“T. Aterro, Rua Marechal Rondon, Rua Pomerode, Ponte do Salto, Rua Bahia, Rua Eng. Paul Werner, Rua Henrique Clasen, Rua São Paulo, Rua Santa Catarina, Rua 2 de Setembro, Rua Siderópolis, a partir deste ponto segue itinerário normal”.

Linha 300: Sentido Fortaleza/Aterro:
“A partir da Rua 1º de Janeiro, segue pela Rua 2 de Setembro, Rua Santa Catarina, Rua Erich Steinbach, Rua Bahia, Ponte do Salto, Rua Pomerode, Rua Marechal Rondon, T. Aterro.”

Linha 606: Sentido Aterro/Fortaleza: 
“T. Aterro, Rua Marechal Rondon, Rua Pomerode, Ponte do Salto, Rua Bahia, Rua Eng. Paul Werner, Rua Henrique Clasen, Rua São Paulo, Rua Santa Catarina, Rua 2 de Setembro, Rua Ver. Romário Conceição Badia, a partir deste ponto segue itinerário normal”.

Linha 606:Sentido Fortaleza/Aterro:
“A partir da Rua Ver. Romário Conceição Badia, segue pela Rua 2 de Setembro, Rua Santa Catarina, Rua Erich Steinbach, Rua Bahia, Ponte do Salto, Rua Pomerode, Rua Marechal Rondon, T. Aterro.”

Continua depois da publicidade

Imagens mostram obra de reforma e ampliação da ponte

A obra começou em fevereiro deste ano e integra a primeira etapa do Corredor Norte de Blumenau, que compreende também a reurbanização de um trecho da Rua Dois de Setembro — da ponte até o Terminal do Aterro. O investimento é de R$ 14,2 milhões, fruto de um financiamento da prefeitura junto ao Fonplata.

A estrutura, que fica perto do terminal, é conhecida pela trepidação que se sente ao passar sobre ela, especialmente com o vaivém de veículos mais pesados. Para pedestres e ciclistas, a sensação de insegurança é ainda maior. As placas de concreto que formam a calçada se afastaram por conta da movimentação de caminhões e pedaços de madeira improvisam um reforço à proteção da ponte.

A previsão é terminar o serviço em junho do próximo ano. Assim, a estrutura terá faixa para ônibus, ciclovia e passagem para pedestres dos dois lados.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Blumenau perde recursos para construir três condomínios do Minha Casa Minha Vida

Um a cada quatro moradores de Blumenau veio de outro estado; veja origem dos migrantes

BRK planeja contratar empresas de limpa fossa como prestadoras de serviço em Blumenau