Dois caminhões evitaram acidentes após usarem a área de escape na BR-376, entre Santa Catarina e Paraná, nesta quarta-feira (24). Com isso, cinco veículos utilizaram o dispositivo nos últimos três dias. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com informações da Arteris Litoral Sul, o primeiro caso aconteceu durante a madrugada, quando um caminhão perdeu os freios e adentrou 55 metros do local. Já o segundo caso foi durante a tarde. O veículo usou a área de escape após o concutor também perceber que estava sem freios no veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

Veja fotos dos caminhões na área de escape nesta quarta-feira

Na última segunda-feira (22), em um intervalo de 30 segundos, dois caminhões ficaram sem freios e precisaram usar a área de escape localizada na descida da Serra do Mar, trecho da BR-376.

Continua depois da publicidade

Denúncia de racismo em terminal de ônibus causa prisão de idosos em Joinville

O primeiro veículo entrou na área de escape às 18h12min e seguiu por 50 metros no dispositivo até o caminhão parar totalmente. Já na sequência, em menos de 30 segundos, um segundo veículo sem freio também precisou usar o equipamento.

MPF-SP abre ação contra cartel de licitações que inclui uma empresa catarinense

Ainda na madrugada de segunda-feira, uma carreta, com carga de 24 toneladas de produtos diversos, sofreu uma pane nos freios e adentrou 60 metros no dispositivo. Ninguém ficou ferido nos casos. 

Como é a área de escape

O dispositivo é composto por argila expandida, que reproduz um conceito da Fórmula 1, e tem a finalidade de frear veículos pesados que, por algum motivo, tenham problemas em seus sistemas de freios. 

Continua depois da publicidade

A área de escape do Km 667,3, na descida da Serra do Mar da BR-376, foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 228 vezes, com 498 vidas salvas.Um pouco mais à frente, no Km 671,7, está a primeira área de escape construída pela Arteris no Brasil, em 2011, também em Guaratuba (PR). Essa já foi utilizada 334 vezes, com 496 vidas salvas.

Leia também

VÍDEO: Macaco invade mercado, come pinhão, bebe cerveja e é apreendido em SC

Prefeito de São Francisco do Sul está com dengue e afastado das agendas oficiais

Vereador de Joinville usava “rachadinha” para pagar funcionários informais, diz delegado

Destaques do NSC Total