nsc
dc

"Sorriem e acenem"

Vídeo encantador mostra soltura de pinguins em praia de Florianópolis; veja imagens

No total, 16 animais resgatados no Litoral brasileiro retornaram para o habitat natural

16/09/2021 - 13h00 - Atualizada em: 16/09/2021 - 14h43

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Pinguins foram soltos na praia de Moçambique, em Florianópolis
Pinguins foram soltos na praia de Moçambique, em Florianópolis
(Foto: )

Um grupo de pinguins foi solto na manhã desta quinta-feira (16), na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Os 16 animais da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) passaram por tratamento veterinário e agora voltam ao habitat natural depois de terem a saúde em condição estável.

Cobra levada a hospital ajuda a salvar criança em Blumenau e serve de alerta

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As aves foram reabilitadas no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (Cepram/R3 Animal), no Parque Estadual do Rio Vermelho. A unidade de conservação é de responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Dos 16 pinguins soltos nesta quinta, seis foram resgatados nas praias de Florianópolis. O restante foi encontrados em outras regiões abrangidas pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (MP-BS).

Veja galeria de fotos da soltura dos pinguins

SC já registrou aparição de 2,4 mil pinguins em 2021

De janeiro a agosto deste ano, foram encontrados 3.393 pinguins no litoral brasileiro. Santa Catarina é o estado com maior incidência, com 2.421 pinguins encontrados, seguida de São Paulo, com 559 animais.

Em Florianópolis, de acordo com os dados do PMP-BS, até o dia 10 de setembro haviam sido registrados 1.325 pinguins. Apenas 164 estavam vivos no momento do resgate.

Agosto foi o mês com a maioria das ocorrências, 1.023 pinguins. Em 2020, Florianópolis teve um total de 800 pinguins registrados. Em 2019, foram 747 encontrados pelos monitores e, em 2018, foram resgatados 1.814 pinguins – 113 deles vivos.

A população também pode ajudar no trabalho de resgate acionando as equipes dos projetos de monitoramento de praias ao avistar um animal marinho vivo ou morto. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 642-3341, das 7h às 17.

Veja o vídeo da soltura dos pinguins

* Com informações da assessoria de imprensa da R3 Animal

Leia também

Ministério da Saúde recomenda que SC interrompa vacinação de adolescentes

Três das quatro vítimas do acidente em Ponte Serrada eram da mesma família; veja quem são

Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em sinal de alerta depois de décadas adormecido

Colunistas