O forte brilho que foi visto cruzar o céu de Santa Catarina no início da noite de quinta-feira (8) em pelo menos três cidades catarinenses era de mais um meteoro, porém, possivelmente maior do que se está acostumado a ver. A passagem da intensa luz foi flagrada por volta das 18h40min em diferentes regiões do Estado: Monte Castelo, no Norte, Florianópolis, e Morro Grande, no Sul.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

No Norte de SC, o fenômeno foi captado por duas câmeras da estação de monitoramento do astrônomo amador Jocimar Justino (assista abaixo), quem também explicou, ao G1 SC, o motivo porque o meteoro tinha um brilho tão forte desta vez. 

– O brilho foi mais intenso por se tratar de um meteoroide de tamanho maior do que estamos acostumados a ver. Deve ter sido do tamanho de uma bola de basquete, mas outros fatores influenciam, como a velocidade do objeto – esclareceu ao G1 SC. 

Também houve mudança de cores, segundo o Justino, que chegou a ser questionado por pessoas que assistiram a passagem do fenômeno:

Continua depois da publicidade

– Isso é normal. A mudança de cores acontece de acordo com a camada da atmosfera que o asteroide passa, devido a concentração e tipo de gás que existe ali.

Luzes no céu surpreendem moradores em diversos lugares do Brasil

Assista ao vídeo do meteoro cruzando o céu de SC:

Além de SC, queda do meteoro foi flagrada por câmaras no Rio Grande do Sul e de São Paulo. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) informou que o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 20,3° em relação ao solo e começou a brilhar a 97,1 km de altitude. O fenômeno percorreu 126,6 km em 6,4 segundos sobre municípios do Paraná

– Pela análise preliminar, trata-se de um meteoro esporádico (que não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento) – concluiu o astrônomo amador Jocimar Justino, morador de Santa Catarina e integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). 

Continua depois da publicidade

Leia também

Meteoro brilhante é flagrado por estação no Planalto Norte de SC; veja vídeo

“Luzes estranhas” no céu surpreendem moradores de Joinville e região

Destaques do NSC Total