Um homem que foi flagrado dando bebida alcoólica a um quati na Serra de Santa Catarina será investigado pela Polícia Civil e pode responder por crime ambiental. O caso veio à tona após postagens nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O flagrante ocorreu no Mirante da Serra do Rio do Rastro, ponto turístico e movimentado da Serra. A presença de quatis por lá é comum, e a orientação é que visitantes não alimentem os animais.
Em uma postagem nas redes sociais no domingo (30), o delegado-geral Ulisses Gabriel afirmou que abriu uma investigação. Ele escreveu que o homem “será identificado e responderá por seus atos através de um procedimento Policial que será instaurado”.
Ainda não se sabe quando o vídeo foi registrado. Nas imagens, alguém chega a dizer que o ato “vai matar o bichinho”, mas outra pessoa afirma: “não vai não, isso é remédio”. O homem das imagens ainda diz: “quer mais? Papai dá”.
Continua depois da publicidade
Veja o momento que o homem dá bebida alcoólica ao quati
Quatis não devem ser alimentados
Os quatis são comuns em todo o território brasileiro, e são um dos poucos carnívoros que costumam formar grupos, por isso não é raro encontrá-los em bando em locais como o Mirante da Serra do Rio do Rastro. Normalmente, ele se alimenta de frutos, invertebrados e pequenos animais vertebrados.
Alimentar estes e outros animais silvestres, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pode fazer mal a eles, incentivando que eles se aproximem da estrada e se acostumem a ser alimentados por humanos.
Leia também
O futuro do vice de Lages após pedidos de impeachment e prisão por violência doméstica
 
				 
                                     
                                            