Um jacaré foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental após ficar preso em uma rede de gol no interior de um condomínio, no bairro Saco Grande, em Florianópolis, na última terça-feira (20).
Continua depois da publicidade
Segundo a polícia, o animal foi resgatado com segurança e, após avaliação, constatou-se que se encontrava em bom estado de saúde, sem ferimentos aparentes.
Um vídeo mostra o momento em que os policiais colocam um pano por cima da cabeça do animal e prendem o focinho dele para facilitar o resgate. Os agentes, então, cortam a rede e, depois, o carregam em dupla até soltar o jacaré no habitat natural, na Estação Ecológica de Carijós. (assista abaixo)
Não há informações de como o jacaré foi parar no local.
Veja fotos
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo
Em Florianópolis, a espécie de jacaré predominante e nativa é o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), comum em córregos, manguezais e áreas alagadas da Ilha.
Jacarés “dominam” praia famosa e shopping da Capital
Os moradores de Florianópolis estão habituados com a presença de jacarés, que fazem parte da fauna de algumas regiões da cidade. Na Praia da Daniela, no Norte da Ilha, por exemplo, é comum a aparição dos animais, que já foram flagrados também em calçadas e na frente de residências.
O bairro tem placas que avisam sobre a presença dos répteis, também encontrados na Praia do Forte, ao lado. A região é monitorada pela Polícia Ambiental.
Continua depois da publicidade
Outro local que os moradores da Ilha também estão habituados a avistar os jacarés é ao lado do Villa Romana Shopping, no bairro Itacorubi. No ano passado, um homem da Filipinas ficou chocado ao ver alguns jacarés “descansando” no local. O registro foi compartilhado no TikTok e viralizou entre os moradores da Capital.
Nos comentários, os moradores logo reconheceram a região. “Das coisas inusitadas que vemos em Floripa”, comentou uma pessoa. “Villa Romana, Floripa. o bairro tem muito mangue, os jacarés ficam na deles e não atacam’, complementou outra.
Risco de ataques
Segundo o biólogo especilista em Gestão Ambiental Urbana, Emerson Gil Emerim, os animais, que ficam ao lado do Villa Romana Shopping, são os jacarés-de-papo-amarelo.
— Esses animais são silvestres, então não é recomendável contato com eles. Mas essa proximidade deles com o meio urbano acontece. Ali é uma área próxima a um manguezal, não há perigo se esses animais não forem molestados — diz o biólogo.
Continua depois da publicidade
Emerson explica que esses jacarés só atacam se forem encurralados. A recomendação, mesmo assim, é manter distância.
O que fazer ao encontrar um jacaré?
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) recomenda que as pessoas, ao verem um jacaré, mantenham distância e não alimentem o animal.
Caso o réptil esteja fora do habitat natural ou em algum local que ofereça perigo para ele, a Floram orienta que a pessoa chame órgãos ambientais, como a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.






