Um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostra a altura de 70 metros no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, no Rio Grande do Sul, onde uma criança de 11 anos caiu e foi encontrada morta, nesta quinta-feira (10). O resgate do corpo levou cerca de 10 horas para ser concluído, com o uso de rapel.
Continua depois da publicidade
Considerado o maior do Brasil, o Cânion Fortaleza possui paredões que chegam a 900 metros de altura, com uma extensão de 7,5 km. Para chegar até o local, duas trilhas são utilizadas pelos turistas. Uma delas, conhecida como Trilha do Estacionamento, possui um percurso leve de 1 km, contando ida e volta, mas não permite avistar todo o cânion.
Já a Trilha do Mirante, como o próprio nome sugere, leva até o topo do cânion, onde está localizado um mirante para enxergar toda a formação do cânion, o litoral, a cidade de Torres e as paisagens da encosta e da planície catarinense. Ao todo, são 3 km de trilha.
No vídeo divulgado pelos bombeiros, é possível ter uma dimensão da queda. A área possui muitas pedras e, no momento do acidente, o local estava coberto por neblina, o que dificultou o resgate.
Veja o vídeo
Continua depois da publicidade
Criança estava acompanhada dos pais
A criança estava à passeio com os pais no alto do mirante, quando saiu correndo e caiu. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu. Segundo os bombeiros, ela teria Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os pais são naturais de Curitiba, no Paraná. Não há nenhuma cerca de proteção no ponto.
A menina foi localizada com um drone às 17h30, a cerca de 70 metros do ponto da queda. O resgate precisou ser feito por cordas, com as equipes trabalhando no local até a noite. Por volta das 23h, os bombeiros chegaram até a menina e constataram a morte.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), prestou solidariedade à família da vítima e agradeceu às forças militares que atuaram no resgate em uma publicação nas redes sociais.
— Eu quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família que certamente nesse momento sente uma dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul — disse.
Continua depois da publicidade
O translado do corpo de Bianca será feito por um avião da Casa Militar do Estado do Paraná. Outra aeronave do governo do estado trará a família à capital.
Local fica perto de Praia Grande
Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23km do Centro de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o cânion Fortaleza é uma das atrações turísticas naturais da região.
A região onde o acidente aconteceu fica perto de Praia Grande, em Santa Catarina, onde um balão caiu e matou oito pessoas no final do mês de junho.
Veja fotos do Cânion Fortaleza
Continua depois da publicidade
*Com informações do g1 e da CNN
Leia também
Fotos mostram como é o cânion onde menina de 11 anos morreu entre SC e RS
Perícia apura se criança que caiu de cânion entre SC e RS já estava morta quando foi achada







