Uma menina de 11 anos morreu ao cair do cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (10). Agora, segundo informações da GHZ, a perícia e autópsia são aguardadas pela polícia para confirmar se a menina ainda estava viva quando foi localizada.

Continua depois da publicidade

Segundo informações da delegada Fernanda Aranha, responsável pelo caso, o drone com câmera térmica, utilizado pelos bombeiros para localizar a menina, permite a identificação de variações de temperatura.

Fotos mostram como é o cânion onde menina de 11 anos morreu entre SC e RS

— Ele [drone] sinaliza a temperatura do corpo, não necessariamente se a pessoa está viva ou morta. Ele é utilizado para poder localizar apenas — explicou a delegada.

A apuração da perícia começou nesta sexta-feira (11) e, segundo a profissional, questões técnicas como a sinalização serão analisadas.

Continua depois da publicidade

— A perícia agora também é para apurar questões técnicas, as regras de segurança do parque, como a sinalização no trajeto dessa base onde havia a lanchonete até o ponto do mirante, onde ocorreu o fato, para podermos contribuir na elucidação dos fatos. Ontem percorrendo o trajeto até o local, percebemos, em alguns pontos, sinalização de cautela, de altura, mas especificamente naquele ponto do mirante não havia uma contenção — informou a delegada.

Além disso, Fernanda afirma que ainda não há dados suficientes para elucidar o caso.

— Pelo relato do pai, eles estavam em um ponto mais alto do parque quando, se preparando para voltar à base, onde há uma lanchonete, a mãe teria saído caminhando com as duas crianças menores. O pai ficou para trás para voltar com a menina mais velha, mas quando percebeu, a menina saiu correndo em direção ao cânion, afastando-se da família. O pai tentou correr atrás, mas não alcançou — diz.

Translado do corpo

translado do corpo será feito por um avião da Casa Militar do Estado do Paraná. Outra aeronave do governo do estado trará a família à capital.

Em nota, o governo do Paraná afirma que o procedimento ocorrerá assim que o corpo da criança for liberado pelo Instituto Médico Legal (IML).

Continua depois da publicidade

Relembre o acidente

Segundo informações do g1, a menina estava com os pais no alto do mirante quando saiu correndo e caiu. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu. Não há nenhuma cerca de proteção no ponto.

Resgate foi difícil

O médico João Eugenio, do Serviço Aeromédico do Estado de Santa Catarina (Saer), estava na primeira aeronave acionada para resgatar a criança.

Em entrevista à jornalista Viviana Fronza, da GZH, o socorrista contou que o local ficava em uma área de acesso extremamente difícil, com vegetação densa e nevoeiro espesso. 

Veja as fotos do resgate da criança que caiu de cânion

Continua depois da publicidade

— Nós estávamos a cerca de 25 a 29 minutos do local. Fomos os primeiros a chegar, por volta das 15h. No local, havia um bombeiro civil e funcionários do parque. Era uma área de acesso extremamente difícil, com vegetação densa e nevoeiro espesso, que começa muito cedo, por volta das 15h já havia muito nevoeiro no local — relatou o médico. 

A vítima foi localizada, com auxílio de um drone térmico, inicialmente às 17h30, a cerca de 70 metros do ponto da queda. Entretanto, devido às condições climáticas, o resgate precisou ser feito por cordas, e as equipes trabalharam até a noite. Por volta das 23h, os bombeiros chegaram até a menina e constataram a morte.

Criança cai de cânion em cidade do RS perto de Praia Grande e bombeiros fazem buscas

A família é de Curitiba e estava visitando o ponto turístico quando tudo aconteceu.

Cânion ficará fechado nesta sexta-feira

A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, divulgou uma nota e afirmou que o Cânion ficará fechado nesta sexta-feira (11)

Em sinal de luto e respeito, a Urbia manterá fechado o Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta sexta-feira (11).

Continua depois da publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), e o Governo do Paraná também se pronunciaram e lamentaram a perda da família.

Veja fotos do Cânion Fortaleza

Local fica perto de Praia Grande

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 quilômetros do Centro de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o cânion Fortaleza é uma das atrações turísticas naturais da região.

A região onde o acidente aconteceu fica perto de Praia Grande, em Santa Catarina, onde um balão caiu e matou oito pessoas no final do mês de junho.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Fotos mostram como é o cânion onde menina de 11 anos morreu entre SC e RS

Cânion entre SC e RS onde criança caiu e morreu é fechado