Um registro raro feito em Laguna, no Litoral Sul catarinense, mostra mais de 100 golfinhos nadando nas proximidades do Farol de Santa Marta. No vídeo, registrado por volta das 10h30min deste sábado (7), é possível ver os animais característicos da cidade nadando na mesma direção, possivelmente em busca de alimento.
Continua depois da publicidade
O autor dos vídeos foi Josimar dos Santos, que é conhecido por filmar as belezas naturais da região com o seu drone. Ele contou com exclusividade à reportagem do NSC Total que foi a primeira vez que avistou tantos golfinhos de uma vez.
Assista ao vídeo
— Hoje vivi uma das experiências mais marcantes desde que comecei a registrar as belezas naturais do Farol de Santa Marta. Foi mágico, surreal, difícil até de acreditar. Nunca tinha presenciado algo assim e tive o privilégio de capturar tudo com meu drone, de um ângulo que revela toda a grandeza desse momento — relata Josimar.
Apesar de os cetáceos serem uma marca registrada de Laguna, as espécies avistadas podem ser consideradas incomuns na região. A grande quantidade pode ser explicada pela busca de alimentos, isso porque o litoral catarinense está no período de migração de diversas espécies de peixes e, consequentemente, os golfinhos se aproximam da costa em busca das presas.
Continua depois da publicidade
— Esse comportamento de viver em grandes grupos é uma característica de uma espécie de golfinhos mais oceânicos, que não vivem aqui perto da costa, mas eventualmente eles podem se aproximar — explica Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto ProFRANCA.
O lagunense Josimar afirmou que essas cenas são uma “paixão diária” para ele. Ainda de acordo com ele, o mar sempre prepara surpresas para as suas filmagens.
— Nem sempre é fácil, tem dias em que o tempo não ajuda, que o cansaço pesa. Mas momentos como esse me lembram porque comecei. O mar sempre tem algo novo a oferecer, e hoje ele me presenteou com um espetáculo que vou guardar pra sempre — completa.
Leia também
Destaque no balonismo, o que faz a Capital dos Canyons em SC ser a “Capadócia brasileira”
Caminhão tomba e interdita Serra do Rio do Rastro em Lauro Muller
Fotos mostram a evolução do açude familiar que se tornou ponto turístico em cidade no Sul de SC