Imagens que circulam nas redes sociais mostram o drama que vivem os moradores de Rio do Sul em meio à enchente que castiga o Alto Vale do Itajaí. Em um dos vídeos publicados na internet, pessoas aparecem saqueando alimentos de um supermercado enquanto os produtos boiam na água da chuva. As informações foram confirmadas pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O caso ocorreu em um dos estabelecimentos mais afetados pelo alagamento, no bairro Canoas. Conforme orientação da Vigilância Sanitária do município, as mercadorias atingidas pela enchente devem ser descartadas, já que estão impróprias para consumo.

O estabelecimento comunicou à prefeitura que havia água no local e, por isso, o supermercado permanecia isolado e sem funcionários. Não se sabe, portanto, como os materiais saíram de dentro das instalações da loja.

Veja o vídeo

A Polícia Civil também não soube informar se já existe alguma investigação sobre o saque desses materiais, mas ressaltou que há ao menos cinco boletins de ocorrência relacionados ao furto de locais e comércios atingidos pela chuva.

Continua depois da publicidade

Ainda em situação de enchente, Rio do Sul espera nova elevação do rio com chuva prevista

Para evitar esse tipo de crime, a prefeitura de Rio do Sul já adotou o chamado “toque de recolher”, que determina que os moradores não saiam para as ruas entre meia-noite e 6h da manhã. Junto à medida, rondas das polícias Militar, Civil e da Guarda Municipal também foram intensificadas na cidade.

A Vigilância Sanitária ainda alerta quanto ao consumo de alimentos e bebidas que foram atingidos pela água da enchente, pois podem causar sérios riscos para a saúde. Todos os itens precisam ser descartados, mesmo que estejam com a embalagem vedada.

Também é proibida a comercialização ou doação dos itens, segundo o órgão.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Enchente histórica faz casas inteiras virarem amontoados de madeira em Trombudo Central

Quem era a mulher morta em acidente em rodovia catarinense: “Tinha amor pela vida”