Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o segundo navio petroleiro que foi interceptado pelos Estados Unidos (EUA) na costa da Venezuela. A embarcação foi apreendida pelas forças estadunidenses neste sábado (20). Imagens do navio foram divulgadas pela secretária da Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

“Os Estados Unidos continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado que é usado para financiar o narcoterrorismo na região. Nós os encontraremos e os deteremos”, escreveu Kristi Noem na publicação.

Confira trechos em imagens do vídeo publicado pela secretária dos EUA

Esta é a segunda apreensão que ocorre neste mês. Na primeira, Donald Trump, presidente estadunidense, já havia prometido que o país faria um bloqueio contra a Venezuela. Enquanto isso, o presidente venezuelano Nicolás Maduro disse que a ação foi uma “interferência brutal”.

Conforme informações do g1, ainda no seu primeiro mandato, em 2019, Trump também tinha imposto sanções ao setor do petróleo venezuelano. O objetivo era reduzir as exportações e, assim, fazer pressão sobre o governo de Maduro.

Ainda de acordo com o g1, após a primeira apreensão feita pelo governo estadunidense, as exportações petrolíferas da Venezuela caíram de forma drástica. Inclusive, alguns navios estão fazendo rotas alternativas para desviar da Venezuela.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo