nsc
    dc

    QUEIMADAS EM SC

    Vídeo mostra redemoinho de fumaça em incêndio no Oeste de SC

    Alerta dos bombeiros é de que o fenômeno pode ser devastador porque potencializa outras frentes de incêndio

    07/11/2020 - 06h40 - Atualizada em: 07/11/2020 - 06h51

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Fenômeno ocorreu na tarde desta sexta-feira (6).
    Fenômeno ocorreu na tarde desta sexta-feira (6).
    (Foto: )

    Um vídeo feito pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina mostra o momento em que um redemoinho de fumaça se forma em meio a um incêndio florestal que ocorreu na tarde desta sexta-feira (6), em Vargeão, no Oeste de SC. O fenômeno pode ser devastador, explicam especialistas, especialmente em vegetações que soltam mais fagulhas, como o caso do pinheiro pinus, porque provoca várias frentes de incêndio. 

    > Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp. Clique aqui e saiba como

    Em Vargeão — que fica a 30 quilômetros de Xanxerê —, o fenômeno ocorreu em uma área aberta, onde o fogo estava aparentemente controlado. Não há informações sobre a piora das queimadas na região, após o registro do redemoinho. 

    Comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de SC, o tenente coronel Walter Parizotto, explica que o fenômeno é bastante comum em queimadas florestais e bastante estudado, especialmente em Portugal, justamente por sua capacidade de aumentar o fogo em áreas de determinada vegetação.

    — Ele acontece quando o ar está mais frio ou bem frio. Ele esquenta muito rápido e sobe muito alto, formando esse esse funil — explica. 

    Além das queimadas no município de Vargeão, pelo menos outros 12 incêndios em vegetação foram atendidos pelos bombeiros em cidades do Oeste de SC, como em Xanxerê, Xaxim e Marema. 

    — Como não tem uma previsão de chuva tão breve, tende a prosseguir. Tivemos alguns maiores, inclusive alguns que nós nem sequer conseguimos atender — finaliza o comandante do Corpo de Bombeiros.

    Em agosto e setembro deste ano, casos semelhantes ocorreram no Brasil e no exterior. No Pantanal, imagens de outros redemoinhos de fumaça assustaram moradores do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, uma queimada em um canavial provocou uma cena semelhante a essa vista em SC. Nos EUA, um raro "tornado de fogo", devastou uma área na Califórnia há pouco menos de 3 meses.

    Assista ao vídeo

    Veja fotos das queimadas na região

    Ao menos 12 incêndios em vegetação ocorreram em cidades do Oeste de SC
    Incêndios em vegetação ocorreram em cidades do Oeste de SC
    (Foto: )
    Tempo seco e estiagem colaboraram para que as queimadas se espalhassem por áreas do Oeste
    Tempo seco e estiagem colaboraram para que as queimadas se espalhassem por áreas do Oeste
    (Foto: )
    Queimadas atingem áreas de floresta.
    Queimadas atingem áreas de floresta.
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas