O município de Lajeado Grande, no Oeste catarinense, registrou a formação de uma nuvem funil na tarde desta quarta-feira (4). O fenômeno impressionante foi registrado por moradores em imagens, e não causou estragos.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil Estadual confirmou a ocorrência da nuvem funil no município do Oeste. Segundo o órgão, o fenômeno se caracteriza por uma coluna de ar em rotação que, quando toca o solo, dá origem a um tornado.

De acordo com informações obtidas pela Defesa Civil Estadual até o momento, a nuvem funil não teria tocado no solo, nem há relatos de danos.

Veja vídeo de nuvem funil

Chuva e vento provocam estragos no Oeste

No município de Seara, a Defesa Civil registrou chuva intensa acompanhada de granizo, que provocou estragos em casas e propriedades agrícolas. Os danos foram registrados nas comunidades de Celso Ramos, Caraíba, Rui Barbosa, São Valentim, Sagrado Coração, Nova Teutônia, Ariranhazinha, Linha Marreca, Barra do Saltinho e Pinhal.

A prefeitura distribuiu lonas para os atingidos e deve contabilizar os danos na manhã de quinta-feira (5). Até o momento, não houve interdição de vias, nem desabrigados ou desalojados.

Continua depois da publicidade

Fortes ventos e chuvas atingiram a cidade de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste de SC, na tarde desta quarta. O bairro São Luiz foi o mais afetado, com destelhamentos, queda de postes e interrupções na rede de energia.

Parte de um telhado atingiu a rede elétrica da região e a área ficou energizada, sendo necessária a atuação da Defesa Civil municipal para garantir a segurança da população. O órgão ainda apura a velocidade dos ventos que atingiram a cidade.

Veja estragos em São Miguel do Oeste

O coordenador da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, William Lanza, afirma que o temporal atingiu a Rua Waldemar Rangrab e ruas próximas, com destelhamentos de residências e comércios e ventos fortes.

— Não temos a confirmação se foi uma microexplosão ou não, e nem a velocidade dos ventos. Estamos agindo rápido, com todas as forças de segurança, bombeiros, Celesc, todas as secretarias para a gente fazer um levantamento e normalizar essa situação o mais rápido possível — explica o coordenador.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura da cidade, o acontecimento foi pontual, em uma área afetada de cerca de 100 metros quadrados. A Defesa Civil estadual informou que foram interditadas três vias: Rua Waldemar Rangrab, Rua Marcílio Dias e Rua Florianópolis. Não há feridos.

Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, foram três habitações afetadas e não há desabrigados ou desalojados. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras e companhias de energia atuam para prestar apoio nas áreas atingidas.

O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atuou em uma ocorrência relacionada a destelhamento e danos em rede elétrica, além de seis entregas de lonas para famílias atingidas.

Leia também

SC tem cidades em alerta para alto risco de temporais e alagamentos

FOTOS: Temporal com vento forte deixa estragos no Extremo Oeste de SC