Patrícia Alencar (MDB), prefeita de Marituba, na região metropolitana de Belém, no Pará, viralizou com um vídeo dançando forró de biquíni nas redes sociais e causou polêmica entre a população da cidade com 111,7 mil habitantes, nesta quinta-feira (6). O vídeo foi publicado em um perfil privado, mas vazou e foi compartilhado em outras plataformas, se tornando meme, mas também sendo alvo de críticas entre eleitores. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Patrícia, de 37 anos, tem mais de 700 mil seguidores em seu perfil oficial em uma rede social. Mesmo que o vídeo não tenha sido publicado no perfil institucional da política, a publicação dividiu opiniões. Em comentários, internautas disseram que a gravação não deveria ter sido publicada já que se trata de uma autoridade pública.
A prefeita reagiu às críticas e disse que “infelizmente, na sociedade em que vivemos, o corpo de uma mulher incomoda mais do que a corrupção, a ineficiência ou o descaso na política”.
— Quando um homem se diverte ou relaxa, é visto como autêntico. Mas, quando se trata de uma mulher, ela é julgada como se isso anulasse sua competência — destacou.
Em seu perfil oficial, a prefeita publicou uma série de stories comentando o caso. Ela disse que um dos seguidores do perfil privado gravou a tela com o vídeo e, dessa forma, a gravação acabou se espalhando. Ela conta que ficou “abismada, porque é uma coisa íntima”, mas que agora iria “fazer do limão uma limonada” e que iria “combater o machismo e o preconceito exacerbado na sociedade e no mundo de hoje”.
Continua depois da publicidade
Ela destacou, ainda, que “a mulher não pode ser medida pelo tamanho da sua roupa”.
Veja o vídeo
Quem é Patrícia Alencar
Patrícia é natural de Bodocó, em Pernambuco, mas vive em Marituba há cerca de 16 anos. Na região, ela começou a trabalhar vendendo baldes e bacias em uma feira que acontece no Centro da cidade.
A trajetória na política começou após ela ter desistido de cursar Medicina e entrar na área de empreendedorismo. Foi em 2020 que Patrícia conquistou o cargo de prefeita, sendo a primeira mulher à frente de Marituba. Em 2024, ela foi reeleita com 71,50% dos votos.
Veja fotos de Patrícia Alencar
Leia também
“Ficou louco”, “ingratidão”: entenda troca de farpas e acusações entre Trump e Musk
Bolsonaro diz que enviou R$ 2 milhões para que Eduardo não passe “necessidade” nos EUA