Um filhote de baleia semialbino foi avistado nadando junto com a mãe na costa da praia do Moçambique, em Florianópolis. O animal de cor branca com manchas pretas foi registrado com um drone na manhã da última segunda-feira (22), pelo surfista Edu Jake.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em média, um ou dois filhotes semialbinos são avistados por temporada, de acordo com o Projeto Franca Austral (ProFranca), do Instituto Australis.

— As baleias geralmente nascem com o corpo todo preto, porém algumas podem nascer com pequenas manchas brancas, e com o corpo todo branco e pintas pretas. Essa é uma característica que chamamos de semialbinismo — explica Karina Groch, diretora de pesquisa

Ibama fiscaliza praias de Florianópolis para evitar aproximação ilegal de baleias francas

Continua depois da publicidade

O ProFranca monitora as baleias na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, entre Florianópolis e Torres, no Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira (19), um filhote semialbino foi avistado no mar da Praia do Rosa, em Imbituba, no Sul do Estado.

— Esses filhotes semialbinos tendem a escurecer ao longo dos meses, conforme vão crescendo e ficando com a coloração cinza — explica Groch.

Veja vídeo que registra a baleia semialbina

O avistamento em Imbituba ocorreu durante um sobrevoo da SCPAR Porto de Imbituba que registrou 99 mamíferos no litoral, um recorde. Desde 2002, quando os sobrevoos começaram, a maior quantidade catalogada havia sido de 68 baleias, em 2015. 

— A temporada começou mais cedo e já tínhamos registro de muitas baleias pela região, porém, mesmo assim, o número avistado foi bem acima da nossa expectativa. Ainda não sabemos se isso é um sinal de que será uma temporada com número recorde de baleias ou se o período em que os mamíferos visitam o nosso litoral foi antecipado — destaca a diretora de pesquisa.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da baleia franca

Leia também

Como a caça às baleias mudou SC e quase levou espécie à extinção

Baleia-franca grávida escolhe mar de Florianópolis para ter filhote: “Bebê manezinho”