Um temporal de granizo deixou a paisagem de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, tomada de gelo na tarde desta terça-feira (27). O mau tempo se formou na região por volta das 13h, causando destelhamento de casas e estragos no campo, além de alagamentos e transtornos no trânsito.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O registro do granizo teve início fora da área urbana de Videira, até chegar à cidade, onde ao menos seis casas acabaram destelhadas pelas pedras de gelo, segundo relatou o coordenador regional da Defesa Civil em Caçador, Paulo Gaiovis, ao Diário Catarinense. Ainda no município, o temporal com chuva também causou alagamentos e prejuízos às lavouras, em especial as de milho.

De Videira, o mau tempo se deslocou para Rio das Antas, cidade no caminho para Caçador e onde os prejuízos foram maiores. Uma rodovia que liga as três cidades, a SC-135, ficou tomada de gelo, o que obrigou motoristas a pararem no acostamento, sem possibilidade de seguirem viagem em segurança.

Além disso, em Ipoméia, um distrito rural de Rio das Antas, quase 20 casas perderam telhas por conta do granizo e do vento forte. Os bombeiros fizeram um atendimento emergencial aos atingidos, mas a Defesa Civil ainda deve realizar um levantamento maior dos estragos para solicitar ajuda humanitária.

Continua depois da publicidade

— Em Caçador, teve granizo também, mas não muito forte, e chegou a pegar a divisa com Calmon. Em Fraiburgo teve também, mas com uma chuva menor — disse Gaiovis.

Na noite desta terça, o mau tempo que havia surgido do Sul, a partir de uma frente fria, passou a se deslocar para o Paraná. Por conta disso, a Defesa Civil chegou a emitir alerta para o risco de temporal com granizo no Planalto Norte de Santa Catarina, em especial na região de Canoinhas.

Assista ao vídeo

Leia mais

Obras do Aeroporto de Chapecó são entregues com cinco meses de atraso e falta de sinalização

Destaques do NSC Total