O uso dos equipamentos de segurança salvou a vida de dois trabalhadores em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Eles estavam no lado externo de um prédio em construção quando o andaime caiu e acabaram pendurados a cerca de 10 metros de altura, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Graças aos cintos e cordas que os prendiam, o desfecho da ocorrência não foi trágico.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itapema e região por WhatsApp

Um vídeo compartilhado nas redes sociais revela os momentos de aflição da dupla suspensa no ar e também de quem presenciou a cena. As imagens mostram que outros funcionários da obra conseguiram puxá-los para dentro do prédio em segurança. Quando o socorro chegou, por volta das 13h15min dessa quarta-feira (31), as vítimas estavam bem e apenas uma tinha escoriações nas mãos.


O Corpo de Bombeiros frisou a importância do uso dos equipamentos indicados para os trabalhos em altura, uma vez que podem evitar acidentes graves ou até mortes em casos semelhantes. No Brasil, inclusive, a Norma Regulamentadora NR 35 determina como deve ser a prestação desse tipo de serviço, para garantir a segurança dos trabalhadores.

Em janeiro deste ano, um pedreiro caiu de aproximadamente quatro metros de altura e morreu. O caso foi em Blumenau e os socorristas informaram ter encontrado a vítima caída no chão sem equipamentos de segurança. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) esteve na obra e encontrou uma série de irregularidades. A empresa foi notificada.

Continua depois da publicidade

Fotos revelam passado de simplicidade de Itapema

Leia mais

O que está por trás da negativa do MPF a novos testes para 3ª faixa na BR-101

De guará-vermelho a Dory: conheça os novos moradores do aquário de Balneário Camboriú

Destaques do NSC Total