Um tsunami meteorológico arrastou diversos carros para dentro do mar na praia do Cardoso, em Laguna, na tarde deste sábado (11). O avanço das ondas causou prejuízos e assustou moradores e turistas da região.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com informações da Defesa Civil, o tsunami meteorológico atingiu a praia em um momento sem previsão de mar agitado ou alagamentos costeiro. Inclusive, durante o avanço da onda a maré estava baixando. Uma situação parecida já aconteceu em Laguna, em 2016, quando as ondas chegaram a três metros de altura. 

O pescador Márcio Goulart Nascimento, de 47 anos, estava no local e relata que o mar avançou de repente e com força por volta das 16h. Segundo ele, a praia estava lotada de turistas e automóveis. 

Continua depois da publicidade

— Pegou em uns 10 carros, estragou bem. Eles boiaram na maré. Foi coisa de segundos. Agora vem o prejuízo, perdas pessoais, é uma loucura. Dá medo, criança saindo correndo, arrastada pela maré — lamenta. 

Nas imagens de vídeos gravados por banhistas, é possível ver diversos carros na areia e próximos do mar. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil trabalham no local.

Veja o vídeo

O que é um tsunami meteorológico

De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno aconteceu quando as linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam agitando as águas da plataforma continental, deixando a velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, gerando uma “sintonia” entre a atmosfera e o oceano.

Desta forma, a altura da onda é amplificada e em direção à costa pode se amplificar ainda mais, atingindo alguns metros de altura em um curto período de tempo, o que provoca uma subida rápida de maré, ressaca e inundações costeiras.

Continua depois da publicidade

O alcance da inundação depende da inclinação da praia e da presença ou não de dunas. Em praias quase planas e voltadas para o quadrante sul, a inundação pode alcançar centenas de metros nas áreas costeiras.

Leia também

FOTOS: Explosão e incêndio atingem casa em SC e mãe e filha sofrem queimaduras de 3º grau

Principais praias de SC passam por força-tarefa para receber turistas para a temporada de verão

Quem era o jovem que morreu após acidente entre carro e ônibus no limite de Blumenau e Pomerode

Destaques do NSC Total