Joinville, cidade do Norte catarinense, foi atingida por uma forte chuva na tarde desta sexta-feira (13). Em poucos minutos, a água alagou algumas ruas, principalmente na região Sul. O terminal do Centro também foi afetado e moradores registraram a situação em vídeo.

Continua depois da publicidade

Veja fotos

Moradores de diferentes partes da cidade gravaram o momento em que a água corria pelas ruas. Até a publicação desta matéria, no entanto, nenhuma ocorrência grave foi registrada. O Corpo de Bombeiros Voluntários atuou no corte de árvores nos bairros Glória, São Marcos e Pirabeiraba.

O motivo da chuva forte que atingiu Joinville é a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera somada ao calor intenso e à umidade. Por volta das 14h, a cidade registrou 58°C de índice de calor, o que tornou a região a segunda mais quente do dia.

Confira a chuva em Joinville

Estágio de observação

Devido ao risco de temporais com chuva intensa, a Defesa Civil de Joinville monitora o tempo desde a manhã desta sexta-feira (13). O órgão elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Amarelo, que representa o estágio de observação das equipes diante dos riscos.

Conforme a Defesa Civil, a instabilidade ganha mais força entre o final da tarde e o começo da noite, com condições para chuva intensa e volumosa em curtos períodos de tempo. Por isso, o risco é considerado muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Continua depois da publicidade

No sábado (14) e no domingo (15) a chuva persiste, embora com menos intensidade. Ainda assim, mantém-se o alerta sobre o risco moderado para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Recomendações da Defesa Civil

Em caso de chuva forte e persistente, é importante se manter abrigado. Se houver alagamentos, não atravesse áreas alagadas e pontes e pontilhões submersos. Já em caso de vento forte, fique longe de placas, árvores e outros objetos que possam ser arremessados.

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas de curto prazo enviados por SMS pela Defesa Civil estadual. Para recebê-los, basta enviar uma mensagem SMS com o CEP da residência para o número 40199.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros Voluntários pelo telefone 193.

Continua depois da publicidade