Novos vídeos mostram Palhoça, na Grande Florianópolis, embaixo d’água nesta terça-feira (9). Os alagamentos são causados pelas fortes chuvas que atingem toda Santa Catarina, em decorrência de um ciclone extratropical.

Continua depois da publicidade

Moradores, que precisam se deslocar pelo bairro São Sebastião, encontram dificuldade. A água, em alguns pontos, chegou na altura do joelho, principalmente na Rua Paulo José de Souza.

Já na Rua São Jorge, no bairro Caminho Novo, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar uma família. Cinco crianças e quatro adultos precisaram do suporte da equipe. Apesar do susto, os bombeiros informaram que todos estavam em segurança.

Já Defesa Civil do município informou que acompanha a situação de perto, atuando diretamente nas ruas. Ainda não há um balanço dos estragos no município.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há interdições no Contorno Viário, no sentido Sul, na altura do Km 43, em virtude de alagamento. A previsão para liberação é ao meio-dia.

Continua depois da publicidade

Confira fotos dos estragos

Alagamentos no Norte e Grande Florianópolis

Entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (9), Santa Catarina registrou fortes chuvas que causaram alagamentos nas regiões Norte e na Grande Florianópolis.

De acordo com a Epagri/Ciram, Palhoça foi a cidade que mais registrou chuva nas últimas 12 horas: 80,4 milímetros. Depois, os maiores volumes ocorreram em Imaruí (67,2 mm); na região continental de Florianópolis (64,6 mm); Biguaçu (57,2 mm) e Joinville (51 mm).

A Grande Florianópolis teve vários pontos de alagamentos na manhã desta terça. O túnel do shopping Itaguaçu, em São José, foi completamente bloqueado devido ao alto volume de água. Também houve bloqueios em rodovias devido ao acumulo de água.

Previsão do tempo para as próximas horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diminuiu, na manhã desta terça-feira (9), os alertas vigentes para as tempestades decorrentes do ciclone extratropical que atinge Santa Catarina e outros estados. Os novos avisos são válidos até 10h de quinta-feira (10).

Agora, há dois alertas de tempestade: um amarelo, de “perigo potencial”, para a região Oeste; outro laranja, de “perigo”, para o restante do Estado.

Continua depois da publicidade

O alerta laranja inclui 228 cidades de Santa Catarina, além de outros estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Nesses locais, a previsão do Inmet indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Já o alerta amarelo é válido para a região Oeste de Santa Catarina, até 23h59min desta terça-feira (9). O aviso inclui também o Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Conforme o Inmet, a previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Continua depois da publicidade