Dirigir um carro é uma atividade rotineira para a maioria dos motoristas. Mas, apesar de ser algo habitual, exige atenção constante. Para uma direção segura, é fundamental que os mecanismos do veículo que garantem a visibilidade estejam em perfeitas condições. Mas algumas vezes, o para-brisa embaça com frequência, dificultando a visão do condutor.

Continua depois da publicidade

Quando isso acontece, é comum gerar certa irritabilidade no motorista, que afeta a concentração. O embaçamento constante dos vidros do carro também dificulta a condução e pode causar acidentes, principalmente durante a noite.

Na maioria dos casos, o motorista não consegue identificar o que faz o vidro do carro embaçar. Checa o desembaçador, faz a limpeza com panos, abre as janelas. E por vezes nada resolve.

O que pode embaçar o vidro do carro?

Mas há alguns fatores comuns que causam o embaçamento. A diferença de temperatura entre o lado de fora e o interior do veículo, as variações climáticas e até mesmo as condições das palhetas de limpeza do para-brisa podem fazer com que o vidro do carro fique embaçado. 

Leia também: 5 erros comuns que os motoristas cometem no cuidado com o carro

Continua depois da publicidade

Mas também pode representar um problema técnico. O embaçamento do vidro do carro pode indicar um defeito no sistema de climatização, entupimento dos filtros do ar condicionado e até mesmo vazamento de água no veículo.

Se o embaçamento for muito forte e constante, o recomendado é levar o carro para uma oficina para identificar a causa real do problema.

Condições da palheta do limpador de para-brisa podem causar o embaçamento. Foto: banco de imagens

Como resolver?

Algumas práticas simples evitam que o vidro do carro, principalmente o para-brisa, fique embaçado com frequência. Manter a limpeza em dia é o primeiro hábito que deve ser adotado.

Usando o ar condicionado

Técnica clássica para combater o embaçamento. Se for preciso dirigir com todas as janelas fechadas, o indicado é ligar o ar condicionado no mesmo momento em que todos os vidros se fecharem.

Continua depois da publicidade

O ar condicionado deve estar no modo frio. Se estiver com a temperatura alta, vai acelerar ainda mais o embaçamento dos vidros.

Compressa de sílica ou outros produtos indicados

Há no mercado uma série de produtos que podem ser aplicados no para-brisa que evitam ou retardam o embaçamento. A maioria deles pode ser aplicado antes de iniciar a direção, com o auxílio de um pano limpo ou então de uma esponja macia.

Outro item que costuma funcionar bem é a compressa de sílica, que podem ser colocadas no painel ou nos bancos. Em contato com a umidade do ar, essas pequenas placas de gel absorvem o vapor da água, ajudando a manter o ar interno do carro mais seco.

Janelas abertas

Se o clima exterior permitir, pilotar alguns quilômetros com as janelas abertas também é uma boa solução. Isso equilibra a temperatura, faz o ar circular e diminui a umidade dentro do carro – além de exigir menos do ar condicionado, ocasionando também economia de combustível.

Continua depois da publicidade

Solução caseira

Aplicar um pouco de detergente incolor com o auxílio de um papel-toalha, na parte interna do para-brisa, também pode evitar que o vidro do carro fique embaçado. É importante se certificar de passar apenas uma camada fina, sem acumular ou deixar manchas ou espuma no para-brisa.

Essa dica funciona muito bem especialmente em veículos que não possuem ar condicionado.

Se persistirem os sintomas…

Se nenhuma dessas técnicas funcionar, ou se mesmo usando essas dicas o motorista notar que o vidro continua com o embaçamento muito forte e constante, o carro deve ser levado imediatamente para uma oficina.

Como vimos, isso pode indicar problemas no sistema de refrigeração, ou então outro fator, com vazamento de água e até mesmo superaquecimento – que pode ser causado por falhas no motor, no óleo ou no líquido de arrefecimento.

Leia mais

Água da radiador baixando? Saiba o que pode estar acontecendo com o seu carro

Gasolina ou etanol: qual combustível rende mais e qual é mais barato?