Quem adquire um veículo sabe que está investindo em conforto, segurança e praticidade. E também está ciente de que esse automóvel exige cuidados que vão além do abastecimento. Mas muitos condutores cometem alguns erros no trato com o carro. Equívocos e imprudências que podem custar caro e causar acidentes.
Continua depois da publicidade
Manter o veículo em bom estado e incluir algumas práticas simples na rotina não são desafios complexos. Alguns hábitos evitam danos e até mesmos acidentes. Por outro lado, algumas condutas comprometem a durabilidade e a segurança do carro, gerando gastos desnecessários ou antecipando manutenções.
Alguns erros são comuns, principalmente em condutores iniciantes – muitos desses motoristas cometem esses equívocos por falta de informação e conhecimento. Outros acontecem por negligências de coisas básicas, como verificar o nível de óleo e do líquido de arrefecimento. Erros que danificam seriamente vários sistemas do veículo.
A seguir, listamos alguns desses erros e os problemas que podem causar.
Continua depois da publicidade
Os 5 erros mais comuns
Antes da lista, vamos falar de um erro também bastante comum: o uso de combustível de baixa qualidade ou até mesmo adulterado. Isso causa corrosão no tanque e no motor, além de resultar em outros danos, podendo até mesmo causar incêndios no veículo. A orientação é sempre abastecer em postos de confiança e de “bandeiras” de boa procedência.
Vamos à lista.
1 – Andar com o carro na reserva
O hábito de rodar com o tanque na reserva pode causar sérios danos ao veículo, especialmente na bomba de combustível, como superaquecimento. Também pode fazer com que a bomba “sugue” impurezas acumuladas no fundo do tanque, causando o entupimento dos filtros e bicos injetores.
Além disso, andar com o carro na reserva com frequência pode fazer com que o combustível acabe durante o trajeto, causando a chamada “pane seca”. Isso leva ar na linha de combustível, gerando falhas no motor.
Leia mais
Água da radiador baixando? Saiba o que pode estar acontecendo com o seu carro
5 sinais de que freios, pneus e suspensão precisam de atenção urgente
2 – Não calibrar os pneus
Outro erro muito comum é a não calibragem dos pneus. Muitos motoristas ignoram esse ponto, mas se esquecem (ou não sabem) dos riscos ao que ficam expostos.
Continua depois da publicidade
Pneus com pressão abaixo do recomendado aumentam o consumo de combustível, pois exigem mais força do motor, e se desgastam mais rápido, podendo estourar com o carro em movimento – o que pode resultar em acidentes.
Além disso, pode prejudicar o balanceamento e alinhamento do carro, dificultando o controle por parte do motorista.
3 – Não verificar o nível de óleo
Esse é um erro comum e que pode ter consequências das mais graves. Checar o nível de óleo não serve apenas para saber se é preciso fazer a reposição. Serve também para detectar sujeira e outros fatores que indiquem a necessidade de fazer a troca.
Verificar o nível do óleo é essencial para a durabilidade do veículo. Essa prática evita vários problemas, como superaquecimento do motor e danos em outras peças.
Continua depois da publicidade
4 – Usar água de torneira no radiador
Um equívoco muito cometido e que é um dos maiores causadores de reparos no veículo. Muitos condutores acreditam que é prudente utilizar água da torneira no radiador, mas esse hábito é extremamente prejudicial, danificando o sistema de arrefecimento.
A água da torneira contém sais minerais e outros componentes que podem causar corrosão em peças internas do radiador. Além disso, pode conter impurezas que obstruem as mangueiras ou causam vazamentos, levando ao superaquecimento do motor.
O ideal é sempre utilizar o líquido recomendado pelo fabricante. Se o aditivo for de alta concentração, pode-se fazer uma mistura com água destilada. Isso garante a eficiência e durabilidade do sistema de arrefecimento.
5 – Não respeitar os prazos de manutenção e revisão
Ignorar as manutenções preventivas e revisões periódicas, como as da troca de óleo, são erros que podem custar caro. São nessas verificações que possíveis problemas são identificados, corrigidos e que danos maiores são evitados. Essa negligência coloca em risco a segurança de todos os usuários.
Continua depois da publicidade
É fundamental respeitar as recomendações de revisão e realizar manutenções com a frequência adequada. Prevenção sempre custa menos do que reparos emergenciais.
Fique atento ao painel do carro
Além de eliminar esses erros e desenvolver hábitos simples, mas que resultam em mais conservação, o motorista deve ficar atento ao painel do veículo, que sempre indica quando algo não está funcionando corretamente.
O painel faz parte de um sistema de segurança, padronizado internacionalmente, e mostra ao condutor que algo precisa de atenção. Sempre que alguma luz acender ou qualquer outro sinal for emitido, verifique do que se trata e procure um mecânico para correção.
A segurança deve sempre estar em primeiro lugar entre as prioridades do condutor. Cuidar do carro evita riscos desnecessários e faz com que as voltas e viagens ocorram de maneira tranquila.
Continua depois da publicidade
Leia também
Gasolina ou etanol: qual combustível rende mais e qual é mais barato?
Quer economizar combustível? Confira 5 dicas práticas para gastar menos






