Os vinhos de altitude de Santa Catarina tiveram destaque na 10ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, maior concurso nacional do setor, realizada em abril de 2025. Quatro rótulos da Serra catarinense foram premiados entre 1.007 amostras de dez estados brasileiros, avaliadas por um júri técnico composto por 22 especialistas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Entre os destaques da Serra catarinense, o Anima Brut, da Vinícola Thera, de Bom Retiro, aparece na lista de melhor espumante brut branco pelo método Charmat, recebendo 93 pontos. Já o Sangiovese 24 meses, da Vinícola Serra do Sol, de Urubici, na categoria de melhor espumante brut rosé pelo método Champenoise (em empate), também com 93 pontos.
Nos tintos, o Refosco Dal Peduncolo Rosso 2021, da Vinícola Leone di Venezia, de São Joaquim, na categoria de melhor tinto de outras castas, alcançando 94 pontos.
Entre os doces e fortificados, o Liquore 34 Ribolla Gialla, da Vinícola Serra do Sol, de Urubici, foi premiado como o melhor na categoria, obtendo 91 pontos.
Continua depois da publicidade
Com altitudes acima de 900 metros, as vinícolas catarinenses aproveitam condições climáticas e de terroir privilegiadas para produzir rótulos que se destacam pela elegância, frescor e complexidade aromática.
Segundo o presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, Diego Censi, os resultados refletem o avanço técnico e o esforço coletivo do setor. “Essas premiações reafirmam a vocação da Serra Catarinense para a produção de vinhos de excelência. Estamos, cada vez mais, ocupando o espaço que merecemos no cenário nacional e internacional da vitivinicultura”, destacou.
Leia também
Conheça vinícolas na Serra catarinense que oferecem degustações e passeios
Vindima de Altitude 2025: Serra de SC prepara celebração da colheita da uva
 
				