nsc

Direitos Humanos

Violência financeira contra idosos exige mais atenção da sociedade, alerta OAB

Casos de violência podem ser denunciados pelo telefone 181 da Polícia Civil

15/06/2021 - 11h56 - Atualizada em: 15/06/2021 - 12h01

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
15 de junho é dia de conscientização sobre a violência contra idosos
15 de junho é dia de conscientização sobre a violência contra idosos
(Foto: )

Nesta terça-feira, 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso, o Noticia na Manhã teve a partipação da advogada Marilene Francisca de Campos, membro da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB/SC, que enfatizou a importância da atenção da sociedade para o assunto.

- A violência mais comum contra o idoso é a violência financeira. A pandemia aumentou muito o contato das financeiras e bancos com as pessoas idosas. Este é um crime hediondo, porque a maioria dos idosos nem entende o que está acontecendo e de repente vê sua conta bancária sem nada - pontuou Marilene.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Conforme a advogada, os casos de violência familiar também se destacam e exigem mais cuidado de todos.

- Quando a família não trata bem, quando há um descuido total, ele (o idoso) não tem direito à saúde, à alimentação adequada, quando não tem a devida atenção - afirmou.

Ouça:

O Disque 100, canal de denúncias de violações dos direitos humanos, atendeu mais de 77 mil casos de violência contra o idoso no Brasil em 2020, de acordo com o governo federal.

As denúncias podem ser feitas também ao 181, da Polícia Civil, da Delegacia de Proteção à Criança, Mulher e Idoso (DPCami).

Nesta quarta-feira (16), ocorre no Ministério Público de Santa Catarina o lançamento do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência. O evento on-line é aberto ao público e será transmitido pelo canal do MPSC no YouTube. A abertura do evento ocorre às 9h30 e seguirá com a assinatura simbólica do termo de cooperação técnica para a implantação e execução do protocolo.

Leia mais:

> SC terá novo decreto de combate à pandemia nesta terça; veja como deve ficar

> Florianópolis libera transporte de graça e obriga folga no trabalho para quem for se vacinar contra Covid

> Pessoas de 52 anos estão entre grupos da vacinação contra Covid em Florianópolis nesta terça

Colunistas