nsc
dc

Solidariedade

Vizinhos cuidam de lavoura no Sul de SC após família contrair coronavírus: "Não tem palavras para agradecer"

Mutirão conseguiu limpar a área de plantação de fumo em poucas horas, enquanto agricultores se recuperavam da doença

01/10/2020 - 09h04 - Atualizada em: 22/01/2021 - 11h07

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
agricultor
Amigos e familiares pegaram na enxada e garantiram a limpeza da lavoura
(Foto: )

Uma família de Orleans, no Sul de Santa Catarina, foi supreendida por vizinhos e amigos enquanto se recuperava do coronavírus. Um mutirão com 21 pessoas realizou a limpeza da lavoura de fumo, e em poucas horas a área ficou pronta para a nova plantação. Para o agricultor Augustinho Salvalagio, o gesto foi inesquecível.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

- Muito grato a eles, não tem palavras para agradecer porque uma coisa assim é inesperado. Hoje em dia é tudo diferente, mas eles viram que precisava e vieram - comenta o produtor rural.

Augustinho ficou interndo 12 dias no hospital para tratamento da Covid-19. A esposa Salete Boger Salvalagio e outras quatro pessoas que moram na mesma casa contraíram a doença. Os amigos viram a necessidade de se mobilizar e trouxeram o assunto em um grupo de WhatsApp.

- Eu estava impossibilitado de trabalhar, meus vizinhos viram que precisava limpar a lavoura. Minha família, filhos, nora, esposa, todos com essa doença, e eles combinaram em três para vir. No dia, apareceu 21 pessoas aqui - relembra.

> Mulher se joga de carro em movimento em SC após ser ameaçada pelo namorado

Na ocasião, Augustinho já não estava mais hospitalizado, e continuava a recuperação em casa. O trabalho em conjunto foi tão efetivo que em menos de três horas a lavoura estava pronta. O encontro terminou com um bom café, com a terra preparada e com a alegria dos voluntários, como Luzia Ascari Salvalagio.

- Eu acho que essa pandemia veio pra mostrar pra nós e pra todo mundo que, apesar do ser humano ser um homem super dotado de inteligência e de poder, são essas simples atitudes que podem fazer a diferença - disse em entrevista à NSC TV.

Leia também:

> Morte de menino de 9 anos por coronavírus em SC comove familiares: “Vá alegrar o céu, Davi”

> Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano

> O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal?

5 hábitos de higiene para manter no pós-pandemia

Colunistas