Rejeitar chamadas de spam pode parecer solução rápida, mas na prática confirma que seu número está ativo. Isso aumenta a chance de novas tentativas e multiplica sua presença em bancos de dados de golpistas.
Continua depois da publicidade
Segundo Nona, especialista em inteligência artificial, “cada vez que você recusa uma chamada, confirma que há alguém real atendendo aquele aparelho”. Sistemas automáticos registram essa interação e compartilham o contato com outras operações de telemarketing e fraude.
Por que recusar chamadas aumenta o problema?
Quando você desliga manualmente, o sistema do outro lado entende que existe uma pessoa real monitorando aquele aparelho. Esse registro multiplica sua presença em listas de spam.
Dessa forma, os discadores automáticos registram sua interação e validam seu contato para futuras tentativas.
Continua depois da publicidade
Além disso, essa confirmação faz com que os registros de chamadas em bancos de dados se multipliquem rapidamente entre golpistas.
Como seu número vai parar nessas listas?
Esses sistemas de spam operam com tecnologias que monitoram se o sinal caiu ou se houve qualquer tipo de resposta.
O objetivo principal das empresas de telemarketing e de operações de golpe é apenas validar se o número pertence a alguém.
Continua depois da publicidade
Frequentemente, seu telefone acaba nessas listas após você realizar cadastros em diversos serviços online.
Portanto, as informações circulam entre empresas de marketing e alimentam os bancos de dados usados por robôs e discadores automáticos.
O que fazer para bloquear chamadas indesejadas?
Para evitar que o problema piore, a melhor estratégia é ignorar completamente a ligação e deixar o celular tocar. Quando não há nenhuma reação do usuário, o sistema perde o rastro e diminui o interesse pelo contato específico.
Continua depois da publicidade
Outra solução eficaz envolve ativar os filtros nativos de segurança do smartphone ou entrar em listas oficiais de bloqueio.
Recusar pode parecer instintivo, mas é justamente o que alimenta o ciclo de chamadas indesejadas.
Escolha do editor para você: A mulher mais rica do mundo não usa mansão nem joias: “o dinheiro enlouquece” e Da Grécia Antiga a Donald Trump: por que mostrar o dedo do meio ofende tanto?
