nsc
dc

Sustentabilidade

Apenas 9% do plástico que existe no planeta é reciclado

Pensando no impacto desse lixo para o futuro, curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc de Joaçaba lança campanha de conscientização

21/06/2021 - 16h22 - Atualizada em: 14/07/2021 - 16h01

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Brincando com a palavra “presente”, a campanha dos estudantes da Unoesc gerou reflexão sobre o futuro.
Brincando com a palavra “presente”, a campanha dos estudantes da Unoesc gerou reflexão sobre o futuro.
(Foto: )

Seja na embalagem de comida, nos materiais de trabalho ou até mesmo em peças de roupa, o plástico está presente em diversos elementos do dia a dia. Pela sua versatilidade e baixo custo, esse material é comercializado em grande escala desde o século passado.

> Temos 500 vezes mais plástico no mar do que estrelas no céu

Dados divulgados no relatório “Atlas do Plástico” de 2020, pela Fundação Heinrich Böll Stiftung, com sede no Rio de Janeiro, estimam que de 1950 a 2017, tenham sido produzidas 9,2 bilhões de toneladas de plástico. Porém, apenas 9% dessa produção é reciclada, tornando esse material um grande vilão quando o assunto é poluição do meio ambiente.

Reconhecendo a importância do assunto, estudantes da sétima fase do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc de Joaçaba desenvolveram um projeto de conscientização, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os impactos gerados pelo uso excessivo de plásticos e, principalmente, pelo descarte inadequado e irresponsável.

Campanha “Mude seu presente”

Criada na disciplina de Projeto Experimental, a campanha “Mude seu presente”, propôs uma surpresa ao brincar com a palavra presente na sua forma e apresentação. O grupo “presenteou” os participantes com perguntas e uma caixa surpresa, repleta de resíduos plásticos. A ação gerou a reflexão sobre como o comportamento, no presente, impacta na manutenção do futuro da vida no planeta.

A iniciativa contou também com a realização de lives, com a participação de convidados que estão à frente de ONGs, projetos privados, instituições e agentes sociais. No site da campanha, é possível conferir ainda iniciativas responsáveis e sustentáveis, que ajudam a reduzir os impactos do uso e descarte incorretos do plástico, fazendo a diferença para além da sala de aula.

Para o coordenador do curso, Paulo dos Santos, os projetos desenvolvidos têm se destacado pelos temas abordados, alcance de público, e criatividade empregada, inclusive, sendo premiados.

— Ao mesmo tempo em que o acadêmico tem contato com a vivência do mercado dentro da agência experimental, os projetos desenvolvidos contribuem com a sociedade, trazendo temas importantes e ações que beneficiam a comunidade — comenta.

Acesse o site da campanha "Mude seu presente" para saber mais.

Confira o especial Atitude Verde no NSC Total.

Leia também

Entenda a importância da educação ambiental nas escolas

Empresa catarinense implementa processos sustentáveis da matéria-prima ao tratamento de resíduos

Saiba como Santa Catarina se prepara para a Década da Restauração de Ecossistemas

Colunistas