As companhias aéreas cancelaram os voos de Florianópolis para Porto Alegre até, pelo menos, o final da semana. Isto porque o aeroporto da capital gaúcha está fechado oficialmente até 30 de maio. A medida também atinge passageiros de todo o país.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A Azul Linhas Aéreas, que oferece voos de Florianópolis a Porto Alegre, está com as viagens canceladas ao Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (3). Em nota, a empresa diz que monitora a situação do estado gaúcho e a condição operacional do Aeroporto Internacional Salgado Filho em tempo real. Por este motivo, a princípio, manterá os cancelamentos até quinta-feira (9). Caso a situação continue grave, o prazo poderá ser estendido.

Nível do rio sobe e água invade rodoviária, ruas e CTs de Grêmio e Inter em Porto Alegre

A orientação da companhia aos clientes com voos agendados neste período é de que fiquem atentos aos canais de comunicação da Azul, que devem disparar informações via e-mail, SMS e WhatsApp, além de também estarem disponíveis via site e aplicativo.

Continua depois da publicidade

Aos demais, que optaram por alterar a passagem voluntariamente, poderão realizar a solicitação para até três dias após a data da viagem, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar via canais oficiais de atendimento o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia. 

Já a Gol e a Latam manterão os cancelamentos até, pelo menos, sexta-feira (10). Ambas deixaram de fornecer os voos a Porto Alegre no sábado (4) e também monitoram a situação no Rio Grande do Sul em tempo real.

Os clientes da Gol estão sendo orientados por meio dos canais de comunicação da companhia. Aos clientes que desejarem remarcar os voos, chegando ou partindo dos aeroportos do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e em Santa Catarina, no aeroporto de Chapecó – poderão fazê-lo, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito, sem a necessidade de pagamento da taxa de cancelamento com isenção da taxa de remarcação.

Já para os usuários da Latam, a orientação é evitar deslocamento ao Aeroporto Salgado Filho e consultar com antecedência o status de voos de/para Caxias do Sul e Passo Fundo pelo site. Por nota, a companhia reforçou que está oferecendo flexibilidade comercial para quem tem voos até o próximo domingo (12) de maio de/para as localidades sem multa ou diferença tarifária, e com possibilidade de reembolso.

Continua depois da publicidade

Caso o cliente queira solicitar o reembolso, é necessário preencher o formulário de solicitação de reembolsos informando o código de reserva e o número do ticket.

Leia também

Entenda causas de uma das piores tragédias climáticas do RS que deixa mortos e desalojados

VÍDEO: Tornado derruba e arranca árvores em cidade do Oeste de SC

Destaques do NSC Total