A nova rota direta entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Planalto Serrano, em Correia Pinto, na Serra catarinense, deve começar a funcionar nesta quinta-feira (27).
Continua depois da publicidade
Depois de oito meses sem voos comerciais, a chegada da Gol Linhas Aéreas no aeroporto deve movimentar o turismo da região. Os voos que ligam São Paulo e a Serra catarinense devem ocorrer três vezes por semana a partir desta quinta-feira (27).
A rota deverá transportar passageiros nas terças, quintas e sábados. Nos dias de semana, passageiros poderão embarcar para São Paulo às 15h30min, com previsão de chegada às 16h45min na capital paulista. Já nos sábados, o voo acontece às 16h20min, com chegada no destino às 17h35min.
Para o setor de turismo das cidades serranas, como o Lages, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, a nova rota pode beneficiar o comércio local.
— Este aeroporto representa mais do que uma conexão com o maior centro comercial do Brasil. É a esperança para o desenvolvimento do turismo, do agronegócio e da economia regional como um todo. Ele é e sempre será uma prioridade regional — destacou a prefeita de Correia Pinto, Lúcia Ortiz.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de retomada dos voos deve acontecer nesta quinta-feira (27) às 13h30min e contará com a presença do governador Jorginho Mello, do assessor de Relações Institucionais da Gol, Alberto Fajerman, do secretário de Estado de Portos e Aeroportos, Beto Martins, e do presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto.
Com a retomada, o Aeroporto Regional da Serra Catarinense passa a atender mais de 50 municípios, abrangendo parte do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e regiões limítrofes do Rio Grande do Sul, segundo informações da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures)
Variação de preços
A variação de preços em passagens aéreas é uma característica comum no mercado de aviação. A estratégia de oferta e demanda contribui para passagens mais caras no início de cada nova rota, já que as companhias aéreas costumam vender os primeiros assentos por preços maiores.
Passageiros com maior urgência ou que gostam de reservar cedo, acabam comprando os primeiros assentos. Com o passar do tempo, os preços vão diminuindo para garantir a ocupação do avião.
Continua depois da publicidade
Até a tarde desta terça-feira (25), a passagem de ida de Correia Pinto até São Paulo estava custando R$ 396,59, preço que deve sofrer variações ao decorrer dos dias, seguindo a estratégia de oferta e demanda.
O aeroporto serrano estava sem conexões com São Paulo após a suspensão das operações pela Azul.
Novas rotas em SC
Em outubro, o Aeroporto de Chapecó também recebeu novas rotas. Agora, os novos voos de Chapecó, que decolavam apenas para Congonhas, em São Paulo, partem também para Florianópolis três vezes por semana.
A Gol Linhas Aéreas emitiu uma nota sobre as novas rotas em Santa Catarina em Agosto. Confira trechos divulgados.
“Em parceria com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, a GOL expande sua presença regional, assim como os investimentos no Estado, que já dispõe de quatro destinos atendidos pela Companhia – Florianópolis, Chapecó, Navegantes/Balneário Camboriú (NVT) e Joinville (JOI) – e, a partir de novembro, terá uma quinta base, no município de Correia Pinto.
Continua depois da publicidade
A ligação do oeste de Santa Catarina (Chapecó) com Florianópolis representa um significativo avanço para os catarinenses, que poderão acessar o litoral do Estado em apenas 1 hora de voo, favorecendo as viagens de negócios e lazer e ainda as conexões ali oferecidas pela GOL, inclusive para a Argentina. A partir de outubro, serão 3 frequências semanais sem escalas de ida e volta, às segundas, quartas e sextas no sentido XAP-FLN, e às terças, quintas e domingos no trecho FLN-XAP
Em Chapecó, a GOL já oferece voos diretos para os aeroportos de Guarulhos (GRU) e Congonhas, em São Paulo. Já a inauguração da nova base em Lages/Correia Pinto contribuirá para fomentar o desenvolvimento turístico e econômico em toda a região serrana de Santa Catarina, que passa a ter ligação direta com a maior metrópole nacional. Em Congonhas, os clientes oriundos de Correia Pinto encontrarão diferentes opções de conexão com a própria GOL para diversas capitais e interior do País.“
Privatização do aeroporto de Correia Pinto
Em maio, o governo do Estado anunciou que o Aeroporto de Correia Pinto entrará no programa nacional de privatizações, que visa transferir a gestão de aeroportos regionais para concessionárias já operantes em grandes aeroportos do país. A confirmação veio após o sucesso na Parceria Público-Privada (PPP) do Aeroporto de Jaguaruna, que também será transferido para a iniciativa privada.
A privatização do Aeroporto de Correia Pinto está prevista para a segunda etapa do programa, e deve ser feita no segundo semestre de 2025. Porém, ainda não está definida qual concessionária assumirá a gestão.
Continua depois da publicidade






