nsc
    dc

    Aviação

    Mesmo com autorização do governo, voos internacionais ainda não têm data para voltar a Florianópolis

    Todos os aeroportos do Brasil já podem receber estrangeiros, mas bloqueios em países vizinhos ainda afetam o aeroporto da Capital catarinense

    25/09/2020 - 16h29

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Aeroporto de Florianópolis
    Aeroporto de Florianópolis registra atualmente pouco mais de um terço do movimento em relação ao ano passado
    (Foto: )

    O aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, está liberado a receber voos do exterior desde julho, mas mesmo assim o pouso de aeronaves de outros países ainda não tem data confirmada para voltar a ocorrer em Santa Catarina. Mesmo com a volta de várias rotas nos últimos meses, o aeroporto ainda opera em um ritmo distante do pré-pandemia, e atualmente registra pouco mais de um terço do movimento de passageiros e voos em comparação com o ano passado.

    Conforme a Floripa Airport, concessionária do aeroporto da Capital, a média atual de passageiros por dia no terminal é de 3,3 mil pessoas, e cerca de 28 voos decolam diariamente. No início do mês a rota para Porto Alegre foi retomada, e atualmente Florianópolis também tem voos diretos para Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro (Galeão), Brasília e Chapecó. As linhas para os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Confins (Belo Horizonte) devem voltar em outubro.

    O único voo internacional que fazia parte da agenda diária do aeroporto de Florianópolis era para Buenos Aires, mas a linha ainda não foi retomada por causa de restrições na Argentina.

    Sem saber quando voltará a ter os passageiros argentinos, o aeroporto tem a expectativa do retorno dos visitantes chilenos a partir de dezembro. A rota Santiago-Florianópolis foi confirmada pela companhia aérea SKY, do Chile, com voos entre dezembro e março para a temporada de verão. As passagens já estão sendo vendidas, mas o Chile continua com as fronteiras fechadas para estrangeiros e, portanto, a data de retorno dos voos normais ainda é incerta.

    Brasil liberou entrada de estrangeiros em todos os aeroportos

    Os aeroportos de Santa Catarina já estavam autorizados a receberem passageiros do exterior, mas alguns estados brasileiros mantinham as restrições desde março. Com uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24), o governo federal autorizou a entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, em todos os aeroportos do Brasil.

    Antes da portaria, voos do exterior ainda estavam proibidos nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

    > Caça da FAB de US$ 60 milhões, Gripen faz primeiro voo de SC para SP; assista ao vídeo

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas