O processo de transformar água do mar em potável, conhecido como dessalinização, ganhou um reforço catarinense no Caribe. A gigante WEG, de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, passou a fornecer sensores inteligentes utilizados em motores elétricos na cidade de Barbados. O anúncio foi feito pela empresa na última quarta-feira (24).

Continua depois da publicidade

Por ser uma ilha, Barbados possui fontes limitadas de água doce. Assim, a dessalinização é uma solução comumente utilizada para atender à demanda da população. 

Ao todo, a WEG forneceu ao país caribenho 12 sensores inteligentes, do modelo WEGScan100, para uma renomada planta de dessalinização por osmose reversa, um processo de purificação da água que força a passagem do líquido através de uma membrana semipermeável, impedindo a passagem de sais dissolvidos e outras impurezas. No país, a água salobra é captada do ar ou diretamente de poços para passar pelo processo.

Como os sensores ajudam o processo

Conforme a WEG, os equipamentos foram aplicados em motores elétricos utilizados em bombas críticas do processo de dessalinização. Cada motor recebeu três sensores, garantindo cobertura completa das variáveis mais relevantes para a integridade dos ativos, como temperatura, vibração em três eixos e campo magnético.

Por meio da plataforma WEG Motion Fleet Management, os dados coletados pelos sensores são analisados com o apoio de inteligência artificial, permitindo diagnósticos autônomos e alertas antecipados de falhas. Além de instalação simples e comunicação via Bluetooth ou Gateway, o diferencial está nas tecnologias WEGsense e WEGsync, que permitem diagnósticos sincronizados e análises estruturais detalhadas, mesmo em ambientes desafiadores.

Continua depois da publicidade

WEG amplia atuação mundial

O fornecimento dos sensores para a empresa de Barbados foi resultado de uma conexão estabelecida durante uma feira internacional, Na ocasião, a equipe da WEG identificou a necessidade do cliente por soluções de monitoramento remoto. 

Com a entrega, a WEG amplia sua presença no Caribe e reforça o posicionamento como fornecedora de soluções completas para a Indústria 4.0 e manutenção inteligente, independentemente da origem dos equipamentos monitorados.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Como Weg, Tupy e Schulz investem para explorar as terras raras no Brasil

“Fábrica de bilionários” de SC, WEG anuncia investimento de 77 milhões de dólares no exterior