nsc
dc

Conflito

Zelensky sinaliza recuo e diz que Ucrânia pode não aderir à Otan

Interesse ucraniano de se juntar à aliança militar com os EUA é usado como justificativa pela Rússia para invasão

15/03/2022 - 11h57

Compartilhe

Por AFP
Presidente ucraniano critica Otan por "parecer hipnotizada por agressão russa"
Presidente ucraniano critica Otan por "parecer hipnotizada por agressão russa"
(Foto: )

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse nesta terça-feira (15) que seu país precisa aceitar que não se tornará membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

> Receba as pricipais notícias de Santa Catarina por WhatsApp

O ingresso no grupo é uma já antiga demanda ucraniana que contraria interesses da Rússia, que cita o fato entre as razões para ter invadido o país vizinho.

"A Ucrânia não é membro da Otan. Nós entendemos isso. Durante anos ouvimos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não podíamos aderir. Essa é a verdade e deve ser reconhecida", disse o presidente em uma videoconferência com oficiais militares.

"Estou feliz que nosso povo esteja começando a entender isso e confiar apenas em nossas próprias forças", disse ele.

Zelesnky ainda criticou a Otan, que, segundo ele, "parece hipnotizada pela agressão russa" e se recusa a criar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.

- Ouvimos argumentos dizendo que a Terceira Guerra Mundial poderia começar se a Otan fechasse seu espaço para aeronaves russas. É por isso que uma zona aérea humanitária não foi criada sobre a Ucrânia, é por isso que os russos podem bombardear cidades, hospitais e escolas - afirmou.

O mandatário ucraniano já havia feito declarações semelhantes sobre a Otan na semana passada em entrevista à televisão americana ABC.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e desde então vem realizando uma ofensiva implacável contra esta ex-república soviética.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que quer uma garantia de que a Ucrânia nunca se juntará à Otan, uma aliança militar transatlântica criada para proteger a Europa da ameaça soviética no início da Guerra Fria e posteriormente expandida para incluir os portões russos.

Entenda o conflito entre os países

Acesse também

Confira fatos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que chega ao 20º dia nesta terça

Cerca de 30 milhões de pessoas são confinadas na China após 5 mil novos casos de Covid-19

Combustíveis em SC podem ficar mais caros com a nova lei que unifica ICMS

Colunistas