Ainda não baixou o e-Título? TSE muda prazo tradicional e libera nova data para cadastro nas Eleições 2026; entenda

TSE aprova aumento de prazo para cadastro online e eleitores terão até o dia de votação para entrar no e-Título

Compartilhe:
Ainda não baixou seu e-Título? Prazo para cadastro online fica aberto até domingo

Título de leitor também é válido como documento de identificação (Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil)

Eleitores que ainda não tem acesso ao título de eleitor digital terão até os dias de votação de primeiro e segundo turno para regularizar o cadastro no aplicativo e-Título, para as Eleições 2026. O aumento do prazo para ambos os turnos foi anunciado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques. Antes da mudança, o aplicativo oficial do governo estava bloqueado para qualquer atividade.

Continua após a publicidade

A decisão garante mais tempo para que os eleitores façam o download, acesso e ativação do aplicativo e-Título, inclusive para os cidadãos que nunca se conectaram e precisam se cadastrar pela primeira vez ao título dígital.

Mesmo com o prazo estendido, a Justiça Eleitoral pede que os eleitores se preparem com antecedência e tenham o cadastro confirmado antes de domingo (4) para evitar atrasos e acúmulo de acessos no aplicativo.

Continua após a publicidade

As Eleições Gerais 2026 ocorrem neste domingo e o segundo turno está previsto para 25 de outubro.

Identificação é obrigatória na hora de votar

Na hora de votar é obrigatório que o eleitor apresente um documento com foto para comprovar sua identidade. A Justificativa evita fraudes eleitorais e falhas nos números de votos.

Para quem comparecer ao local de votação com o e-Título cadastrado corretamente e com biometria verificada, o aplicativo será aceito, sem precisar apresentar nenhum outro documento com foto.

Já para quem tiver o cadastro no título digital, mas sem foto, ou utilizar o título físico, é necessário levar também algum documento com foto para a identificação do eleitor. Os documentos aceitos no dia de votação são:

Continua após a publicidade
  • Registro Geral (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

Meu título de eleitor físico não é valido?

O título de eleitor digital não substitui o documento físico. O Governo Federal criou o aplicativo e-Título como uma forma de facilitar o acesso a informações e serviços eleitorais.

No e-Título, o votante encontra diversos funções de checagem de informações, situação do cadastro de eleitor, local de votação e até emitir certidões de quitação e crimes eleitorais. O aplicativo também permite que a pessoa justifique sua ausência às urnas e se cadastre como mesário voluntário.

Continua após a publicidade

Cadastro no e-Título

O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares ou tablets Android e iOs.

No primeiro acesso, para ativar o documento, o eleitor deve informar dados pessoais como o número do título físico ou seu CPF, nome completo, nome dos pais e sua data de nascimento. Depois, será necessário cadastrar uma senha e adicionar uma foto de verificação da identidade.

Continua após a publicidade

O acesso ficará liberado até este domingo (04), dia do primeiro turno e depois novamente até dia 25 de outubro, data prevista para a realização do segundo turno das Eleições 2026.

*Sob Supervisão de Abinoan Santiago