Deputados estaduais de SC são empossados na Alesc

Cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (1) e marca o início dos trabalhos do legislativo

Compartilhe:
40 deputados estaduias foram empossados nesta quarta-feira (1ª)

(Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Os 40 deputados estaduais eleitos em outubro tomaram posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (1). A cerimônia, que teve inicio às 9h, contou com a presença de autoridades, familiares e do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), marcando o começo dos trabalhos no Legislativo.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) foi quem conduziu a cerimônia, por ser o deputado mais velho entre os eleitos. Também fizeram parte da mesa de honra os deputados Marcos Vieira (PSDB) e Júlio Garcia (PSD), além do governador e da vice-governadora Marilisa Boehm.

Continua após a publicidade

— É com muita honra que presido a sessão da nova legislatura […]. Nós parlamentares estamos aqui por vontade soberana do povo catarinense. Somos legítimos representaremos de um valor universal : a democracia — disse o deputado Padre Pedro.

Em seguida, o deputado Júlio Garcia fez a leitura dos nomes dos 40 membros da próxima legislatura. Já o deputado Marcos Vieira foi o responsável por conduzir a cerimônia da entrega dos diplomas de posse e de juramento junto a assembleia. O mandado é válido até janeiro de 2027.

Após a posse, teve início uma nova sessão para eleição do presidente da Alesc, com mandado de dois anos. A reunião também vai definir os membros da Mesa Diretora da Casa.

Treze partidos terão representantes na Alesc

Treze partidos vão dividir as 40 cadeiras reservadas aos deputados estaduais pelos próximos quatro anos. No atual mandato, 12 siglas representam o Legislativo do Estado. 

Continua após a publicidade

O partido com maior representação na Alesc é o PL, que tem 11 parlamentares em sua bancada. 

Já o MDB será representado por seis parlamentares, enquanto o PT terá quatro nomes. Progressistas PSD e União Brasil terão três deputados estaduais cada e o PSDB terá dois. 

Continua após a publicidade

Novo, PDT, PSOL, PTB e Republicanos terão um nome cada.

Veja vídeo sobre como foi a eleição de 2022

Leia também

Presidência da Alesc já teve acordos e disputa voto a voto; relembre outras votações

Continua após a publicidade

Em encontro com Jorginho, vereadores de Joinville vão reforçar dois pedidos