A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, na manhã deste sábado (7), um novo alerta de temporais para 32 municípios do estado, com previsão de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos nas próximas quatro horas. O aviso ocorre após a passagem de três tornados pelo Oeste catarinense nesta semana, que causaram destruição e deixaram mais de 500 pessoas desalojadas.
Quais cidades de SC estão sob alerta de temporais neste sábado?
Segundo a Defesa Civil, o aviso abrange os seguintes municípios: Arroio Trinta, Calmon, Campos Novos, Catanduvas, Caçador, Concórdia, Erval Velho, Fraiburgo, Herval d’Oeste, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Irani, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Lebon Régis, Luzerna, Macieira, Monte Carlo, Ouro, Passos Maia, Pinheiro Preto, Ponte Serrada, Presidente Castello Branco, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias, Vargem Bonita, Videira e Água Doce.
O órgão orienta que a população esteja preparada para possíveis agravamentos das condições do tempo. As equipes seguem acompanhando a situação meteorológica e podem atualizar as recomendações conforme a evolução das instabilidades.
Cuidados durante tempestades
Santa Catarina em rota de novas tempestades
O alerta deste sábado ocorre após um aviso especial vermelho, emitido na sexta-feira (6), indicar risco alto a muito alto de vendavais, granizo e chuva intensa no Oeste catarinense. A previsão apontava a madrugada e a manhã deste sábado como os períodos mais preocupantes, devido à aproximação de uma frente fria.
Inicialmente, as instabilidades deveriam atingir pontos isolados, com raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. A combinação de calor, umidade e áreas de baixa pressão, porém, poderia favorecer o desenvolvimento de tempestades mais intensas, principalmente no Oeste, onde os ventos poderiam ultrapassar 80 km/h.
Regiões com maior risco de alagamentos e deslizamentos
Além dos ventos fortes, o volume de chuva previsto para o fim de semana aumenta a possibilidade de alagamentos e enxurradas, sobretudo nas proximidades de rios menores do Oeste catarinense. O risco de deslizamentos também é considerado alto nessas áreas e no Vale do Itajaí.
A preocupação está relacionada à umidade acumulada no solo pelas chuvas dos últimos dias, condição que aumenta a possibilidade de movimentações de terra. Nas demais regiões de Santa Catarina, também existe risco de tempestades durante a manhã, embora com menor intensidade.
O que fazer durante os temporais em Santa Catarina?
A Defesa Civil recomenda que os moradores adotem medidas preventivas durante a passagem das tempestades. Entre as principais orientações estão:
- Procurar abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
- Evitar permanecer ou circular perto de árvores, placas, muros e postes de energia durante rajadas intensas.
- Nunca atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões encobertos pela água.
Em situações de emergência, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.




