Quatro cidades catarinenses recebem turnê online do coletivo Cores de Aidê

Joinville, Criciúma, Lages e Itajaí terão shows com samba-reggae e oficinas de música e dança

Compartilhe:

Cênica, a apresentação tem performances inspiradas nas danças afro-brasileiras e repertório formado pelas músicas do primeiro CD do grupo (Foto: Razin Nabhan/Expo 2020 Dubai/Divulgação)

Considerado um dos mais importantes grupos de difusão da cultura afro-brasileira do Sul do Brasil, o Cores de Aidê tem a arte como ferramenta para valorizar as mulheres e lutar por um mundo menos desigual, sem preconceitos. Criado em 2015, o coletivo vai levar voz, percussão, dança e samba-reggae para quatro cidades catarinenses entre os dias 5 e 25 de novembro: Joinville (no dia 6), Criciúma (10), Itajaí (11) e Lages (25). Os shows serão exibidos nos canais online dos teatros e fundações de cultura de cada uma das quatro cidades.

Continua após a publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Contemplado no edital Elisabete Anderle, o projeto foi reformulado para o formato virtual devido à pandemia, e transformado em lives e oficinas gravadas no Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, em Florianópolis, onde nasceu o grupo de mulheres. Elaborado pelas nove integrantes, o espetáculo, com uma hora de duração, é um mergulho no samba-reggae, gênero musical nascido na Bahia, uma fusão do samba brasileiro com o reggae jamaicano.

Continua após a publicidade

Cênica, a apresentação tem performances inspiradas nas danças afro-brasileiras e repertório formado pelas músicas do primeiro CD do grupo, Quem é Essa Mulher. Neste show, o coletivo apresenta também músicas de referências de grandes nomes do samba reggae, como Olodum e Ilê Aiyê.

Para manter viva a cultura negra, o projeto oferece também um curso online e gratuito de samba-reggae, percussão e dança afro. A partir de instrumentos como caixa, repique, surdos e xequerê, a oficina trabalha com diversos ritmos do gênero musical nascido em Salvador na década de 1980.

> Camerata Florianópolis faz concerto presencial no CIC em novembro

Cores de Aidê – turnê Santa Catarina

Joinville

05/11, oficina às 20h

Continua após a publicidade

06/11 live às 16h

Teatro da Liga

Continua após a publicidade

Criciúma

10/11, oficina

12/11, live às 19h

Continua após a publicidade

Fundação Cultural de Criciúma

Itajaí

11/11, oficina e live

Continua após a publicidade

Fundação Cultural de Itajaí

Lages

25/11, oficina

Continua após a publicidade

26/11, live às 20h

Teatro Marajoara, via Fundação Cultural de Lages

Continua após a publicidade

Leia também:

> Florianópolis recebe 4º TUM Sound Festival e Conferência de Música e Negócios de SC

> The Voice Brasil tem dinâmica inédita na décima temporada; saiba como funciona

Continua após a publicidade

> The Masked Singer Brasil: saiba quem eram todos os participantes do reality