Morte de grávidas por Covid-19 aumentou quase seis vezes em SC

Compartilhe:

Número de grávidas mortas por Covid-19 aumentou quase seis vezes em SC (Foto: Reprodução, NSC TV)

Santa Catarina registrou, desde o início da pandemia, 20 óbitos de mulheres grávidas por Covid-19. Desse total, 17 ocorreram em 2021, desde janeiro. O número é quase seis vezes maior do que o registro de mortes de gestantes por Covid-19 em 2020. Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Continua após a publicidade

> Vacinação contra Covid-19 em gestantes é suspensa em SC

O aumento no registro de óbitos de gestantes levou à emissão de uma nota de alerta, no dia 7 de maio, assinada pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) e pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS). O documento, direcionado aos municípios, pede mais agilidade na notificação de mortes de grávidas por Covid-19, confirmadas ou suspeitas – inclusive das mulheres que já tiveram bebê, e deram à luz há menos de um ano. “Todos os casos suspeitos ou confirmados de óbito materno são considerados eventos prioritários”, ressalta o comunicado.

Continua após a publicidade

Vacinação de grávidas: Anvisa recomenda suspensão da Astrazeneca

A nota técnica também traz estatísticas importantes. Informa que, entre 2010 e 2020 – um período de dez anos – a média de óbitos maternos em Santa Catarina foi de 27 ao ano, por diferentes causas. Este ano, 23 gestantes morreram, levando em conta todas as doenças. A quantidade é igual à que foi registrada em todo o ano de 2020 – o que mostra o aumento no índice geral de óbitos.

Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre

Mais mortes em SC

O maior número de óbitos coincide com o período em que a pandemia também causou mais mortes em geral em Santa Catarina. Dos 14 mil óbitos, metade ocorreram entre janeiro e maio deste ano.

Continua após a publicidade

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Além da evolução no número de infectados e mortos, há uma especificidade no caso das mulheres grávidas. Em abril, o Ministério da Saúde recomendou que, se possível, mulheres adiem a gravidez depois que a pasta constatou que a variante da Covid-19 prevalente no Brasil tem se mostrado mais agressiva para as gestantes.

Continua após a publicidade

Essa constatação foi o que levou à inclusão das grávidas entre os grupos prioritários para vacinação contra o novo coronavírus.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua após a publicidade

Leia também:

Jovem de SC consegue autorização na Justiça para plantar maconha

Idosa ‘apanha’ de comediante em vídeo para estimular vacina em SC

Continua após a publicidade

Remédios do kit intubação ficam retidos pelo fisco em SC, alerta OAB

Em ataque a creche de SC, professoras trancaram crianças na sala de aula para evitar mais mortes