Onda de calor com temperaturas de 40°C ficará mais tempo em SC; veja regiões de alto risco

Regiões catarinenses podem ter temperaturas de 40ºC nos próximos dias, alerta Defesa Civil

Compartilhe:

Onda de calor vem "castigando" o Estado (Foto: Lucas Amorelli, Arquivo DC)

A onda de calor que “sufoca” Santa Catarina nos últimos dias deve se estender, pelo menos, até sexta-feira (14), alerta a Defesa Civil. Antes, a previsão era de que o calor diminuísse a partir desta quinta (13). As regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Sul, Vale do Itajaí, Extremo Oeste e parte do Oeste estão com risco alto para desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, de quarta (12) até sexta-feira.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na quinta (13), as temperaturas não sobem tanto quanto nos dias anteriores. Ainda assim, o “calorão” continua em toda Santa Catarina, com máximas de 28°C a 32°C.

Continua após a publicidade

Sensação térmica de 70°C? Entenda o cálculo e as projeções para SC

Neste dia, a umidade e a atuação de uma frente fria podem trazer temporais para todas as regiões catarinenses, que vêm acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa — especialmente entre os planaltos e o litoral.

O risco fica de moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Outro alerta é para a agitação do mar, que fica mais intensa a partir da noite de quinta entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, devido à atuação da frente fria.

O tempo ficará instável, e temporais isolados são esperados a partir da tarde e principalmente na madrugada.

Continua após a publicidade

Entre quinta e sexta, as manhãs já começam abafadas e as temperaturas sobem rapidamente, com máximas que ficam na casa dos 35°C na maioria das regiões.

No Planalto Sul, os termômetros devem ficar na casa dos 30°C. O calor mais intenso será em áreas do Oeste, Litoral e Alto Vale do Itajaí, onde as máximas ficam entre 35°C e 37°C, podendo chegar na casa dos 40°C em alguns pontos, principalmente do Litoral Norte.

Continua após a publicidade

Veja as regiões em risco

Confira as temperaturas por região nesta quinta (13)

  • Extremo Oeste: 17.8°C a 31.5°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Oeste: 16.2°C a 32.5°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Meio-Oeste: 15.5°C a 30.5°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Planalto Sul: 14.6°C a 28.7°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Litoral Sul: 18°C a 30.4°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Vale Do Itajaí: 16.5°C a 33°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Grande Florianópolis Serrana: 16.5°C a 29.1°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Grande Florianópolis Litorânea: 17.6°C a 31.9°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
  • Planalto Norte: 15.9°C a 29.2°C – Sol, nuvens e chuva
  • Litoral Norte: 19.7°C a 32°C – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios

Veja as recomendações da Defesa Civil

  • Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado;
  • Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação;
  • Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta;
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Conheça as regiões de SC mais quentes nos últimos dias

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

VÍDEO: Calor escaldante faz asfalto “derreter” em cidade no Sul de SC

Continua após a publicidade

Onda de calor acende alerta para cuidados especiais com animais de estimação

Falta de mobilidade é a maior reclamação de empresários durante chuvas em SC