Temperaturas batendo 40°C, sol escaldante e sensação de pele sempre úmida. Esse é o cenário da região Sul e Sudeste nos últimos dias, que vive uma onda de calor com máximas de 5°C acima da média para a época do ano. Porém, mesmo os termômetros registrando temperaturas elevadas, o calor que a população dessas regiões sente na pele pode ser ainda maior por causa da sensação térmica.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Uma tabela projetada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) calcula essa sensação, que nada mais é que a combinação entre calor e umidade do ar, que causa conforto ou, no caso da onda de calor, desconforto térmico.

Na tabela, a coluna vertical indica a temperatura em graus Celsius, enquanto na linha horizontal, na parte superior da imagem, estão os valores da umidade. Dessa forma, com as duas informações, se obtém a sensação térmica.

Em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, por exemplo, que teve recordes de calor nesta terça-feira (11), quando foram registrados 40,4°C, com picos de umidade de até 80%, de acordo com o Climatempo, a sensação térmica pode ter chegado a 70°C.

Continua depois da publicidade

Porém, para saber a sensação térmica exata no momento em que os termômetros bateram a temperatura máxima, é necessário verificar qual era a umidade do ar naquele momento. Nesta quarta-feira (12), por exemplo, Uruguaiana deve alcançar 37°C às 14h. Neste horário, a umidade relativa do ar estará em 44%, segundo o Climatempo. Isso quer dizer que, segundo a tabela de projeção da USP, a sensação térmica será de cerca de 47°C.

Sensação térmica em SC

Santa Catarina também passa por uma onda de calor que deve permanecer pelo menos até quinta-feira (13), segundo a Defesa Civil. Em todas as regiões, cidades também vão registrar temperaturas que passam dos 36°C, de acordo com a Epagri/Ciram.

É o caso da região da Grande Florianópolis. Na capital catarinense, por exemplo, os termômetros devem marcar 34°C das 13h às 15h. Neste período, a umidade do ar estará em 61%, o que indica que a sensação térmica para quem mora em Florianópolis será de 46°C.

Em Criciúma, no Sul do Estado, município que chegou a registrar 40°C nesta terça-feira, a temperatura máxima deve ser registradas às 15h, com 34°C. A umidade neste período estará em torno de 58%. Assim, a sensação térmica será, também, de 46°C.

Continua depois da publicidade

Meleiro foi o município mais quente de Santa Catarina na tarde desta terça-feira, com mais de 41°C, mas deve chegar a 31°C nesta quarta. Porém, a umidade estará em 70%, o que indica que a sensação térmica será de 43°C.

A Epagri/Ciram calcula a sensação térmica de uma maneira diferente, com a combinação da temperatura do ar e a velocidade do vento.

Confira as temperaturas em SC nesta quarta-feira

RegiãoT. Mín.T. Máx.Condição Tempo
Extremo Oeste18.20ºC36.50ºCEncoberto com chuvisco
Oeste16.80ºC34.60ºCEncoberto com chuva
Meio-Oeste16.10ºC32.90ºCSol, nuvens e chuva
Planalto Sul15.90ºC31.90ºCEncoberto com chuva
Litoral Sul18.70ºC35.00ºCSol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Vale Do Itajaí17.30ºC36.90ºCEncoberto com chuvisco
Grande Florianópolis Serrana17.80ºC34.50ºCSol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Grande Florianópolis Litorânea18.60ºC36.80ºCSol, nuvens e pancadas de chuva com raios
Planalto Norte15.70ºC34.30ºCSol com nuvens e chuvisco
Litoral Norte20.10ºC35.90ºCEncoberto com chuvas e raios
Fonte: Epagri/Ciram

Leia também

Cidades catarinenses registram índice de calor de até 57°C; veja ranking das mais quentes

Continua depois da publicidade

Santa Catarina é reconhecida em premiação como Estado mais acolhedor do Brasil