Se os termômetros já marcavam temperaturas elevadas nesta terça-feira (11), o índice de calor era ainda maior. O indicador, que mede a intensidade do calor que a pessoa sente, chegou a registrar 57ºC.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cidade que marcou o maior índice de calor no Estado foi Nova Veneza, no Sul de SC, com 57ºC. De acordo com a ferramenta Agroconnect, da Epagri/Ciram, o município registrou 39,3ºC às 15h desta terça.
O índice de calor define a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. Com esses dois valores, é possível chegar a intensidade do calor sentido pelas pessoas.
O índice de calor explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.
Continua depois da publicidade
Veja as cidades com maiores índices de calor
Outras duas cidades do Sul tiveram índices de calor elevado, com 52ºC: Meleiro e Jacinto Machado. Em Meleiro, a temperatura atingiu 41ºC às 16h de terça. Já em Jacinto Machado, os termômetros marcaram 39ºC às 16h, de acordo com a Epagri/Ciram.
Em Criciúma, onde a temperatura foi de 40ºC às 15h, o índice de calor também esteve entre os maiores, chegando a 46ºC, de acordo com a Epagri. Já a capital, Florianópolis, registrou 33ºC e índice de calor de 44ºC nesta terça-feira.
Cuidados com o calor
Cuidados simples podem ser adotados para evitar consequências como o golpe de calor, alertado pelo Samu nesta terça, insolação, desidratação ou intensificação de doenças cardiorrespiratórias. Caso identifique os primeiros sinais, a recomendação é agir de forma rápida e buscar assistência médica. Confira como se prevenir:
Continua depois da publicidade
• Beba bastante água ao longo do dia.
• Evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes (entre 10h e 16h).
• Use roupas leves, de cores claras e feitas de tecidos respiráveis.
• Se for praticar atividades físicas, prefira os períodos mais frescos do dia.
• Nunca deixe crianças, idosos ou animais dentro de veículos estacionados.
Leia também
Onda de calor faz temperatura em Criciúma chegar a 40,6°C, a mais alta de SC






