Alerta no celular, deslizamento de terra e morte: como será simulado de desastres em Blumenau

Atividade organizada pela Defesa Civil está marcada para sábado (5), na Nova Esperança

Compartilhe:

Imagem do texto que será enviado aos celulares dos moradores da área do simulado (Foto: PMB, Divulgação)

O fim de semana será marcado por um simulado de preparação para desastres em Blumenau. A atividade organizada pela Defesa Civil está marcada para sábado (5), na Nova Esperança, e vai contar com alerta aos moradores através de mensagem de celular, deslizamento de terra, soterramento e até morte.

Continua após a publicidade

O simulado vai começar às 8h, quando os moradores da região vão receber um alerta no celular sobre o risco de ocorrências. No evento fictício, deve chover 150 milímetros em 24 horas. Como consequência, haverá deslizamentos entre as ruas Júlio Michel, Nésio Antunes da Silva, Henrique Reif e transversais.

Os moradores são convidados a participar e devem se dirigir até a escola Hermann Hamann, que vai ser o ponto de concentração e também abrigo da comunidade. Serão simuladas três ocorrências, que vão desde soterramento, resgate de pessoas, animais e com uma morte.

Continua após a publicidade

No colégio, haverá exposição de viaturas e café para os participantes. Conforme a Defesa Civil de Blumenau, agentes já passaram nas casas avisando sobre o simulado. Na noite desta quinta-feira (3), um carro com som também percorreu a região alertando os moradores (vídeo abaixo).

O evento vai envolver 18 entidades e deve seguir até o meio-dia.

Confira o cronograma do simulado

8h – Alarme de evacuação e acionamento do GRAC;

  • 8h às 9h – Evacuação, ocupação do abrigo e café para os participantes;
  • 9h – Deslizamento na Rua Júlio Michel, com resgate em soterramento de automóvel que trafegava pela via;
  • 9h30min – Deslizamento na Rua Nésio Antunes da Silva, com óbito registrado em soterramento por deslizamento de grande impacto e resgate de casal localizado em área remota;
  • 10h – Deslizamento na Rua Henrique Reif, com resgate sob escombros em edificação parcialmente destruída;
  • 11h – Reunião do GRAC aberta com a comunidade e encerramento.

Leia mais

O supercaminhão dos bombeiros de Blumenau que tem até controle remoto

Continua após a publicidade

Um a cada quatro moradores de Blumenau veio de outro estado; veja origem dos migrantes

Empresária e namorado vão responder por atropelamento e morte de ciclista em Blumenau