A frota de viaturas do Corpo de Bombeiros de Blumenau vai ganhar reforço. Um supercaminhão que tem até controle remoto foi comprado na Espanha pelo valor de R$ 2,5 milhões. Ele é o primeiro do modelo em Santa Catarina e chega à cidade fruto de uma parceria entre a corporação e a prefeitura.

Continua depois da publicidade

O veículo, um caminhão tipo Auto Bomba Tanque e Resgate, produzido em Sevilha, deve ser enviado ao Estado nas próximas semanas, após vencidos os trâmites alfandegários e do Detran.

A viatura foi projetada e montada desde a origem como um caminhão de bombeiros dentro das normas europeias de segurança e desempenho. A carroceria do veículo foi fabricada em copolímero, material leve, flexível, resistente a impactos e à corrosão, além de suportar temperaturas superiores a 600°C.

— A chegada dessa viatura marca um avanço expressivo em tecnologia, segurança e eficiência operacional para o Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau. Trata-se de um investimento estratégico na proteção da vida e do patrimônio da população, que consolida o município como referência em modernização dos serviços de emergência em SC — diz o comandante Mateus Muniz Corradini.

Veja fotos do supercaminhão

Continua depois da publicidade

A viatura vem com 96 equipamentos e ferramentas de busca, resgate e salvamento, sendo apta a atender emergências de alta complexidade. Todos os itens têm certificação europeia. O tanque de água comporta quatro mil litros. O caminhão conta com um canhão monitor instalado na parte da frente, com acionamento por controle remoto.

No fim do mês passado, uma comitiva de bombeiros esteve em Sevilha para fazer uma inspeção final do veículo. Os militares foram recebidos na sede da Iturri, empresa responsável pelo desenvolvimento do caminhão e referência internacional em veículos de emergência.

Mesmo supercaminhão tendo sido fabricado na Europa, o suporte técnico e manutenção estão assegurados no Brasil, garante a corporação. Ele conta com garantia de cinco anos e deve ser entregue oficialmente em novembro, durante uma formatura.

Leia mais

Um a cada quatro moradores de Blumenau veio de outro estado; veja origem dos migrantes

Empresária e namorado vão responder por atropelamento e morte de ciclista em Blumenau