Saiba por quais crimes Carla Zambelli, presa na Itália, é investigada

Parlamentar havia ido ao país em junho, apesar de ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão

Compartilhe:
Presídio onde Carla Zambelli está detida em Roma é superlotado e já recebeu visita do Papa

Zambelli é deputada pelo PL-SP (Foto: Lula Marques, EBC)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa, nesta terça-feira (29), na Itália. A parlamentar havia ido ao país em junho, apesar de ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As informações são do g1.

Continua após a publicidade

Além desse processo, que já teve o julgamento concluído, a deputada também responde por porte ilegal de armas e constrangimento ilegal.

Autoridades têm 48 horas para definir destino de Zambelli após prisão

Continua após a publicidade

Veja por quais crimes a deputada é investigada

Em 2022, às vésperas das eleições, Carla Zambelli sacou uma arma e a apontou para um homem no meio da rua nos Jardins, área nobre de São Paulo.

Além desse caso, que repercutiu nas redes sociais, Zambelli também é investigada em dois inquéritos sigilosos no STF. Um deles é o chamado “Inquérito das Fake News”, que apura a disseminação de notícias falsas e ataques a ministros do Supremo.

O outro, o “Inquérito das Milícias Digitais”, investiga a suposta participação da deputada em articulações golpistas após o resultado das eleições de 2022.

Já na Justiça Eleitoral, a deputada foi condenada por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político nas eleições de 2022.

Continua após a publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a cassação do mandato e a inelegibilidade por oito anos. O caso está em fase de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja fotos de Zambelli

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Continua após a publicidade

Leia também

Quem é Angelo Bonelli, deputado italiano que diz ter dado endereço de Carla Zambelli à polícia

“Trabalho para que não encontrem diálogo”, diz Eduardo Bolsonaro sobre senadores nos EUA