Moraes pede nova manifestação à PGR sobre arma antes de decidir sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ministro do STF pediu nova posição ao órgão máximo do Ministério Público Federal antes de tomar decisão sobre manutenção de prisão domiciliar do ex-presidente

Compartilhe:
Moraes e Bolsonaro

Alexandre de Moraes pediu manifestações à PGR e à defesa de Jair Bolsonaro sobre apreensão de arma (Fotos: Antonio Augusto, STF / Fabio Rodrigues-Pozzebom, Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nova manifestação à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a apreensão da arma do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma blitz em Brasília, no mês passado. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (1º).

Continua após a publicidade

Moraes também pediu manifestação da defesa de Jair Bolsonaro, que já prestou depoimento sobre o caso. O novo pedido do ministro do STF ocorre após a Polícia Civil do Distrito Federal apresentar o relatório final do inquérito aberto sobre a apreensão da arma, pedindo o indiciamento de apenas uma pessoa, o militar do Exército Estácio Leite da Silva Filho, que atua na defesa do ex-presidente.

O militar foi indiciado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, com aumento de pena por ser integrante das Forças Armadas. Segundo a Polícia Civil, não foram encontrados elementos para atribuir crime ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Relembre os fatos que levaram à condenação de Jair Bolsonaro

A decisão de Moraes relembrou que a apreensão da arma Glock calibre 9 milímetros com carregador, em nome de Jair Bolsonaro, ocorreu em uma blitz no dia 15 de junho.

Decisão sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

A manifestação da PGR e da defesa de Bolsonaro devem anteceder a decisão final de Moraes na ação de execução penal do ex-presidente. O processo define a forma como ele cumpre a pena de 27 anos e 3 meses de prisão decretadas na condenação por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em razão de problemas de saúde, mas caberá ao ministro decidir se o modelo será mantido ao ex-presidente ou se ele precisará ter que voltar a uma unidade prisional para seguir cumprindo a pena.

Veja a íntegra da decisão de Moraes

Na semana passada, Moraes já havia pedido uma manifestação da PGR para apontar se teria havido “falha grave” na conduta do ex-presidente ao possuir a arma em casa, e também permitir que a arma estivesse em posse do militar e em circulação. A PGR pediu que o STF aguardasse a conclusão do inquérito da Polícia Civil, mas que a conduta não indicaria descumprimento das medidas necessárias para a prisão domiciliar.

Continua após a publicidade

Em depoimento, Bolsonaro teria admitido que a arma pertencia a ele e afirmou que não poderia ficar desarmado por ter “três mulheres em casa”.