Blumenau prevê ponte sobre o Itajaí-Açu em novo pacote de obras

Obras serão pagas com financiamento a ser anunciado nesta quarta

Compartilhe:

Foto: Reprodução

Um novo pacote de obras viárias será apresentado pela prefeitura de Blumenau nesta quarta-feira (26), com o Complexo Viário da Itoupava Norte entre os destaques. A existência desse projeto, que inclui a nona ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na cidade, foi revelada pela coluna em abril do ano passado. A fonte do financiamento milionário e os demais projetos contemplados serão revelados em entrevista coletiva às 9h pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

Continua após a publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O complexo vai criar um binário com a ponte Irineu Bornhausen e a Rua Santa Catarina, que passarão a ter duas pistas em sentido único rumo ao Centro. A nova estrutura, com 140 metros de comprimento, fará a travessia no sentido Itoupava Norte, partindo da Rua Alfredo Hering e chegando na 4 de Fevereiro, passando pela praça em frente ao Colégio João Widemann.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, a ponte custará entre R$ 40 milhões a R$ 50 milhões, a depender do modelo construtivo a ser adotado. Já estão prontos os projetos prévios, a licença ambiental simplificada e o estudo histórico — naquele local funcionou o antigo porto da Itoupava Seca. Falta concluir os estudos de tráfego e de impacto de vizinhança.

2 de Setembro

Segundo Boron, até o momento os estudos descartaram a construção de um viaduto na Rua 2 de Setembro. Na saída da nova ponte, a cabeceira terá um semáforo e quatro pistas: duas para seguir adiante pela Itoupava Norte e duas para virar à direita em direção à Teka.

Do outro lado do rio, haverá uma nova via que servirá de retorno. Ela também será sentido obrigatório para quem vier da Rua São Paulo com destino à Rua Coronel Feddersen.

Complexo Viário da Itoupava Norte

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Continua após a publicidade

Leia também

Estado devolve a Blumenau terreno doado para construir complexo da Polícia Civil

Por que a prefeitura de Blumenau quer comprar 11 salas num edifício da região central

Continua após a publicidade

Por que a ex-rainha da Oktoberfest Blumenau está processando a festa

Blumenau aposta em nova rotatória para evitar acidentes na Rua General Osório