A Câmara de Vereadores de Florianópolis terá a segunda CPI em andamento neste ano. Começa logo mais, às 13h, a comissão parlamentar de inquérito da Organização Social (OS) São Bento. A entidade foi contratada pela prefeitura da Capital em 2019 para administrar cinco creches. O contrato foi rompido em fevereiro de 2020 sob a alegação de que a OS apresentou documentos falsos na licitação. A denúncia partiu do Sindicato dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem).
Continua depois da publicidade
Após denúncias, prefeitura de Florianópolis rompe contrato com administradora de creches
A oposição faz pressão para que a CPI da OS São Bento inicie os trabalhos, mas há duas semanas as reuniões são adiadas. O relator é Roberto Katumi (PSD), que precisa apresentar um parecer prévio nesta sexta-feira. O presidente é Renato da Farmácia (PSDB). Os dois se somam a Dinho (DEM) para formar a maioria governista na comissão. Afrânio Boppré (PSOL) e Lela (PDT), idealizador da CPI, são os oposicionistas.
CPI da Zona Azul
Em paralelo, reaparece na Câmara da Capital a CPI da Zona Azul. Ela estava parada desde dezembro de 2019. A comissão investiga o contrato da prefeitura com a Dom Parking, administradora do estacionamento rotativo de Florianópolis até setembro do ano passado. Os primeiros depoimentos deram uma boa perspectiva para o futuro dos trabalhos, mas há oito meses não movimentação na CPI.
O presidente do grupo, Gui Pereira (PSC), alega que o coronavírus prejudicou a agenda e diz que entre fevereiro e março esteve afastado da Câmara, por isso não ocorreram reuniões. Nesta sexta, segundo ele, os vereadores vão decidir em conjunto os próximo passos da comissão.
Continua depois da publicidade
Histórico de CPIs
A Câmara da Capital tem grande responsabilidade sobre as duas CPIs em andamento. No ano passado, uma outra comissão ficou abaixo das expetativas. O foco era o transporte coletivo, mas o relatório aprovado pelos parlamentares não trouxe avanços. Tanto no caso da OS São Bento como na Zona Azul há fatos a serem apurados, por isso a necessidade de foco e agilidade nos trabalhos.