Há uma expectativa grande por parte do trade turístico catarinense com os próximos dias. O feriadão de 7 de Setembro deve trazer ao Estado um grande número de visitantes no primeiro período desde o início da pandemia em que a maioria das pessoas acima de 18 anos tiveram acesso a pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Além disso, desde o Corpus Christi, em junho, que não havia um período prolongado propício para viagens e lazer no país. É por isso que o feriado de Independência pode ser tratado como um “esquenta” para a temporada de verão em Santa Catarina, ainda mais com a previsão de tempo bom até terça-feira (7).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Nos últimos dias, em entrevista à rádio CBN Diário ou em conversas com outras fontes, este colunista ouviu um cenário otimista de quem trabalha com turismo no Estado. Consequentemente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 no trecho Norte, esperam por um fluxo intenso de veículos nos próximos dias.

Os efeitos da vacinação e da ainda gradual retomada da normalidade devem trazer a SC alguns cenários importantes de serem acompanhados. O primeiro deles está ligado justamente ao trânsito. Deverá ser a primeira vez desde março de 2020 que veremos um tráfego intenso ao mesmo moldes do período pré-pandemia. A grande preocupação está justamente com acidentes e mortes. Por isso o importante trabalho de órgãos como a PRF e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na fiscalização.

Além do trânsito, outro grande desafio está ligado diretamente ao comportamento sanitário. Como bem sabemos, erros cometidos que aumentam a proliferação da Covid-19 constumam ter seus efeitos em duas ou três semanas. O que se espera do 7 de Setembro é que no final do mês não haja um aumento de casos, principalmente pelo fator “variante Delta”, que já circula pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Para isso, SC precisa fazer cumprir seus decretos e portarias. Depende do turista, mas também do cidadão e do empresariado local, o bom resultado do feriadão de 7 de setembro para que o verão seja o mais próximo do normal possível.

Leia também:

Túnel vai interligar Lagoa da Conceição ao Itacorubi, em Florianópolis

Operação contra advogados e agentes prisionais em SC se arrasta na Justiça

Terceira faixa da BR-101, em São José, já está liberada em cinco quilômetros

Inocentado no caso dos respiradores, ex-Chefe da Casa Civil de SC desabafa

Crônica de domingo: E fora do story?

Semana de Moisés tem jantar com PSD e papo ao pé do ouvido com seus fiadores

Destaques do NSC Total